Topo

Nave de empresa de Musk leva café, sorvete e robô a estação espacial

Dragon cargo ship abasteceu Estação Espacial Internacional - Divulgação/NASA
Dragon cargo ship abasteceu Estação Espacial Internacional Imagem: Divulgação/NASA

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

07/07/2018 14h38

Embora privada, a SpaceX, empresa de tecnologia aeroespacial de Elon Musk, tem ajudado missões internacionais com suas naves e serviços. Na última semana, a Dragon cargo ship, espaçonave de carga, saiu da Terra carregando café, frutas frescas, sorvete e um robô para os astronautas na Estação Espacial Internacional.

O veículo automatizado decolou na sexta-feira da semana passada (29) do Cabo Canaveral, impulsionado pelo foguete Falcon 9. Na segunda-feira (2), astronautas da estação puxaram a Dragon para o encaixe com um braço robótico operado de dentro da estrutura espacial. O processo foi finalizado por operadores de voo localizados em Houston.

VEJA TAMBÉM

À rede de TV CBS, Kirk Shireman, gerente do programa da estação espacial no centro de Houston, explicou que esses agrados são importantes para o psicológico dos astronautas que trabalham na órbita do planeta. “Soa estranho, mas só sentir o cheiro de comida fresca, em particular, e coisas como frutas e vegetais, são agrados muito, muito bem-vindos”, explicou.

Em conjunto com os alimentos, a estação espacial recebeu o robô Cimon, desenvolvido em conjunto pela IBM e pela fabricante de aviões Airbus. Usando a inteligência artificial Watson, da IBM, o robô consiste em uma tela equipada com câmeras e microfones, capaz de reconhecer rostos e vozes múltiplas, além de distinguir sotaques diferentes.

O Cimon foi desenvolvido para a agência espacial alemã e foi programado para ter uma certa personalidade – a tela que o exibe mostra um rosto sorridente.

A entrega dos alimentos e equipamentos tecnológicos foi a 15ª missão comandada pela SpaceX, que tem contratos em vigor com a Estação Espacial Internacional e com a agência americana que somam mais de 5 bilhões de dólares (R$ 19 bilhões).