Topo

Facebook e Instagram devem ser mais rígidos com perfis de crianças

Menores de 13 anos não devem estar no Facebook ou Instagram - IStock
Menores de 13 anos não devem estar no Facebook ou Instagram Imagem: IStock

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

19/07/2018 17h15

O Facebook e o Instagram estão trabalhando para tornar suas plataformas mais seguras para crianças. E uma das saídas encontradas é exatamente permitir que elas não usem as plataformas.

Segundo o site "Tech Crunch", que conversou com um porta-voz do Facebook, a nova estratégia é bloquear mais proativamente as contas de usuários tenham menos de 13 anos.

VEJA TAMBÉM

Até então, o bloqueio era feito apenas mediante denúncias de que um perfil poderia pertencer a um menor de idade.

O Facebook é uma rede social dominada por jovens e isso todo mundo sabe, né? Mas as crianças também estão “dominando” e não é raro ver suas publicações nas duas redes sociais.

Apesar disso, a regra do Facebook e do Instagram é não permitir que menores de 13 anos tenham contas. Para conseguir criar seus perfis, as crianças em geral colocam uma data de nascimento falsa, já que as empresas não faziam essa verificação mais ativa. 

Com a mudança operacional, os revisores das duas plataformas serão orientados agora a bloquear temporariamente qualquer conta que eles suspeitem ser de alguém abaixo da faixa-etária mínima.

Agora, mesmo que uma denúncia seja feita por outros motivos, como discriminação ou publicações ofensivas, os revisores terão essa liberdade de colocar a conta em um modo de espera se acharem necessário.

Caso queira recuperar o perfil, o usuário deverá provar que tem mais de 13 anos enviado um documento de identificação com foto.

“Temos trabalhado para atualizar a orientação dos revisores para restringir qualquer conta que encontrarem se tiverem uma forte suspeita de pertence a um menor de idade”, afirmou a empresa em um comunicado publicado na terça-feira (17).