Topo

Elon Musk encerra disputa por desenho de unicórnio soltando pum

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

21/07/2018 12h54

Depois de criar um tremendo mal-estar por ter chamado de pedófilo um dos mergulhadores que resgatou jovens que estavam presos em uma caverna na Tailândia, Elon Musk resolveu encerrar a mais surreal das brigas em que se envolveu em 2018. O presidente-executivo da Tesla e da SpaceX fechou um acordo com um ilustrador com quem disputava uma imagem peculiar: o desenho de um unicórnio soltando pum.

Eu estou feliz por relatar que chegamos a um com a Tesla, que soluciona nossas questões de um jeito que fica bem para todos
Tom Edward, ilustrador

VEJAM MAIS:

O artista não revelou os termos desse acerto de contas, mas parece ter ficado feliz com eles. “Está claro que houve alguns mal-entendidos que levaram a situação a escalar desse jeito, mas eu estou feliz que as coisas foram esclarecidas.”

Coincidência ou não, Edwards foi convidado para criar um mural para a polícia de Los Angeles a poucas quadras da sede da SpaceX. A imagem, você já deve adivinhar, será a de um unicórnio. Edward só não contou se o bicho fantástico aparecerá soltando pum como em sua criação mais famosa.

Musk evitou fazer comentários sobre o acordo. Limitou-se a tuitar o post em que o ilustrador contou a novidade.

Entenda a briga

Em fevereiro de 2017, Musk tuitou a imagem original, estampada em uma caneca de Edwards. "Arco-íris, unicórnios e carros elétricos", escreveu Musk na mensagem. Edwards até se sentiu honrado com a "ajudinha", já que passou a receber mais encomendas da caneca.

Mas a "homenagem" do executivo não parou aí. Apenas um mês depois, Musk tuitou uma réplica da ilustração de Edwards para demonstrar o recurso de “bloco de desenho” presente no software de navegação dos carros da Tesla. Só que neste ano a imagem do unicórnio foi incluída na íntegra do software da Tesla.

O advogado de Edward mandou uma carta à montadora pedindo para solucionarem o problema de forma amigável. Não obteve resposta. Aí a filha de Edwards, a cantora Lisa Prank, jogou a história no ventilador: criticou o empresário no Twitter. "Ei, o namorado da Grimes copiou a arte do meu pai! Isto é uma história verídica! O que você tem a dizer, Elon Musk?"

Ele respondeu. "Acho que Nik [Jovanovic, usuário do Twitter] fez uma ilustração com o bloco de rascunhos do Tesla similar à caneca que postei. Foi escolhido aleatoriamente pela equipe como uma piada como um exemplo do recurso. Podemos mudar para outra coisa se seu pai quiser".

Prank continou a criticar Musk. "Não acha que artistas merecem ser pagos pelo seu trabalho? Talvez você devesse responder à carta que seu advogado o enviou". Musk se defendeu dizendo que a Tesla não teve nenhum ganho financeiro com o desenho e que Edwards deveria estar feliz porque a história "aumentou suas vendas de canecas".

Musk chegou a dizer que se ofereceu em duas oportunidades para recompensar Edwards, coisa que o ilustrador nega. "Eu definitivamente me preocupo com artistas sendo recompensados. Seria injusto não fazê-lo”, escreveu no Twitter.

O caso gerou tamanha repercussão que Musk deletou todos os seus tuítes sobre assunto e bloqueou a filha de Edwards na plataforma.