Topo

WhatsApp vai avisar quando um link for suspeito para que você NÃO CLIQUE

Mensagem do WhatsApp indicando que o link enviado é suspeito - Reprodução
Mensagem do WhatsApp indicando que o link enviado é suspeito Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

23/07/2018 09h50

O WhatsApp adotou na sexta (20) um novo recurso que permite detectar se um link recebido pelo usuário é suspeito. Segundo o portal "WAbetainfo", o recurso surgiu a partir da atualização da versão beta para Android número 2.18.204, mas continuou a ser aprimorado. Agora, na versão beta 2.18.222, ele já está pronto.

Atualmente apenas usuários que participam do programa beta do WhatsApp podem ter acesso ao recurso —saiba como fazer parte. Ele deverá ser lançado para todos os usuários de iOS, Android e Windows Phone nos próximos meses.

VEJA TAMBÉM

Para saber se o recurso já está habilitado para você, peça a um amigo te enviar um link suspeito. O "WABetaInfo" dá um exemplo de uma mensagem que contenha um link com letra adulterada, como o da imagem acima. Perceba que a letra "i" foi substituída por um caractere especial similar, uma pequena barra vertical.

Quando o usuário do WhatsApp beta receber o link acima, o WhatsApp o marcará como suspeito, com um aviso em vermelho. E que, portanto, não é recomendável clicar nele, pois poderá levar a algum site criado por cibercriminosos, para roubar dados pessoais, por exemplo.

Se o usuário tentar clicar nele, aparecerá uma janela pop-up dizendo: "Link suspeito. Este link possui caracteres incomuns. Ele pode estar tentando se passar como um outro site." Daí a janela dá duas opções: abrir o link mesmo assim, ou voltar.

Segundo o "WABetaInfo", o WhatsApp detecta o link como suspeito localmente, isto é, nenhum dado é lido nos servidores do WhatsApp ou do Facebook para verificar se o link é suspeito. Tudo é feito pelo app mesmo.

Use estas dicas antes de clicar em promoções falsas

UOL Notícias