Topo

Sem tela 'touch' e com teclado, celular tem botão para áudio no WhatsApp

Helton Simões Gomes/UOL
Imagem: Helton Simões Gomes/UOL

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

24/07/2018 13h18

Na contramão da tendência de smartphones super-poderosos e repletos de tecnologias com as quais nem todo mundo tem familiaridade, como inteligência artificial e realidade aumentada, a Positivo lança um celular simples e barato, que se conecta à internet e aposta em time que está ganhando: WhatsApp.

O aparelho, chamado de P70, custa R$ 279. Ele nem chega a ser um smartphone, pois não tem todos os recursos de um celular inteligente, como poder acessar uma loja de aplicativos. Ele é a perfeita representação do que a indústria costuma classificar como “feature  phone”. Ainda assim, é equipado com uma versão modificada do Android, o sistema operacional do Google que é o mais usado no mundo.

VEJA MAIS:

Não espere, porém, encontrar todas as ferramentas tecnológicas trazidas nas versões atuais do Android. Não há Google Assistente nem câmera inteligente capaz de identificar o que está captando.

O sistema operacional é uma versão (bastante) modificada do Android 4.4 Kit Kat, lançado em 2013 e já superado. As adaptações foram feitas para que ele se adequasse às características modestas do P70. O processador é de 260 Mhz e a bateria, de 800 mAh. Também não espere uma tela sensível ao toque. O display de VGA do celular é de 2,4 polegadas (320 x 240 pixels) e vem acompanhando com teclado físico –sim, com teclas reais. O aparelho até tem câmera, mas é VGA. Até a forma de conexão é vintage. Nada de 4G. O P70 só se conecta à rede 3G.

Além de tudo isso, o aparelho vem equipado com o WhatsApp, um dos aplicativos mais usados no Brasil, e com o Facebook Lite, versão basiquinha da rede social. A Positivo aposta tanto na combinação entre um celular modesto com a do app de bate-papo que até criou uma tecla especial. Basta apertá-la e o celular começa a gravar uma mensagem de áudio.