Topo

Samsung pode mudar completamente o jeito como você tira selfies no celular

Voltaremos a ter uma única câmera no celular? - Reprodução/mspoweruser
Voltaremos a ter uma única câmera no celular? Imagem: Reprodução/mspoweruser

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/07/2018 13h30

Como você tira uma selfie usando o celular? É bastante provável que a resposta, com ares de obviedade, envolva o uso da câmera frontal do aparelho. Cada vez mais avançada e com recursos como flash (em alguns casos, a tela do aparelho simula essa luz auxiliar), ela tem como maior vantagem a possibilidade de usar a tela do aparelho como "guia" para a fotografia.

Isso, porém, pode estar com os dias contatos. Calma, você ainda poderá tirar ótimos autorretratos, só que usando a câmera traseira do celular e "mirando" com uma tela adicional.

Veja também

Essa é a ideia retratada em patentes registradas pelas fabricantes Samsung e Oppo, conforme o site MSPowerUser revelou.

A solução da Samsung (veja foto acima) envolveria algo que já falamos aqui: telas flexíveis e retráteis. Uma vez que o usuário do celular quisesse fazer uma selfie, bastaria levantar um trecho da tela para usar de referência para a foto.

Já a chinesa Oppo mostrou uma solução mais simples: uma pequena tela instalada na traseira do aparelho poderia ser usada para essa função. 

Oppo câmera selfie - Reprodução/MSPowerUser  - Reprodução/MSPowerUser
Qual a melhor forma de "se ver" na câmera do celular?
Imagem: Reprodução/MSPowerUser

Reinventando a roda?

Pode parecer que ambas as fabricantes estariam "fazendo graça" ao tentarem subverter um conceito que parece enraizado na indústria de smartphones, mas há um motivo para tal. 

Câmera selfie Samsung - Reprodução/MSPowerUser  - Reprodução/MSPowerUser
A mesma câmera teria dupla função
Imagem: Reprodução/MSPowerUser

Ao eliminar a câmera dianteira, não apenas as fabricantes incluiriam menos peças de hardware nos aparelhos, mas também teriam uma solução mais fácil para adotar uma tela frontal que se estenda até todos os cantos do smartphone.

Ainda que engenhosa, seria uma solução mais simples do que a vista no Vivo Nex, aparelho chinês que utiliza uma câmera dianteira retrátil por possuir tela que cobre toda a frente do aparelho - com direito a leitor de digital integrado. 

câmera dianteira retrátil vivo nex - Divulgação - Divulgação
Câmera dianteira retrátil
Imagem: Divulgação

Resta saber agora qual a viabilidade desses conceitos e se, de fato, eles serão utilizados nos smartphones dos próximos anos.