Topo

Menos cores e mais limpos, apps do Google ganham tapa no visual; compare

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

25/07/2018 10h54

As próximas versões de famosos aplicativos do Google devem ganhar uma boa repaginada. Em breve, a carinha de serviços como Fotos, Viagens, Drive, Maps e Gmail vai ter traços mais leves e sem tantas cores.

Para mostrar como a mudança no design vai afetar os mínimos elementos desses serviços móveis, Adam Grabowski e Nicolo Bianchino, dois designers que trabalharam com o Google, criaram um vídeo. Talvez por ter sido criado para ser exibido internamente, o conteúdo já não está mais no ar na página dos dois. Ainda assim, vários funcionários do Google publicaram o vídeo em suas redes sociais.

VEJA MAIS:

O motor das mudanças é o Material Design, um novo conceito visual criado pelo Google para permear todos os seus produtos. Alguns dos aspectos dessa nova linguagem já começaram a aparecer em algumas ferramentas, como o Drive, mas apenas na versão para computadores.

Se você abrir o serviço de armazenamento agora e compará-lo com sua antiga versão, notará que há menos cores, o que dá um ar mais limpo a ele. Os ícones passaram a ser cinza e ficam azuis quando selecionados. A exceção é o botão de criação de um novo arquivo, único a ser pintado com as cores do Google (azul, vermelho, amarelo e verde).

No vídeo, Grabowski e Bianchino mostram o “antes” e o “depois” dos apps Fotos, Viagens, Drive, Maps e Gmail. Para ajudar a entender o que mudou após a repaginada, eles também publicaram imagens comparativas.

É possível notar que a dieta de elementos fez bem aos serviços. Eles abandonam as cores – o Gmail, por exemplo, dá adeus à faixa vermelha que fica no topo – e tiveram os traçados de blocos de texto suavizados. Sobram espaços em branco, o que faz dos serviços mais confortáveis aos olhos.