Topo

Em caso de perigo, usuário da Uber vai poder ligar para a polícia pelo app

As novidades ficam dentro de um botão no formato de escudo que fica sobre o mapa - Divulgação
As novidades ficam dentro de um botão no formato de escudo que fica sobre o mapa Imagem: Divulgação

Bruna Souza Cruz e Marcelle Souza

Do UOL, em São Paulo

26/07/2018 00h01

Tornar a experiência de passageiros da Uber mais segura tem sido um grande desafio para a empresa. Denúncias envolvendo má conduta dos motoristas, assédio e assaltos são alguns dos exemplos mais polêmicos.

Em uma estratégia para tentar resolver (ou pelo menos amenizar) problemas assim, a empresa acaba de anunciar que os brasileiros terão mais opções de segurança dentro do serviço. A ferramenta já funciona nos EUA, no Canadá e no México. 

A partir desta quinta-feira (26), o aplicativo passa a oferecer no Brasil uma espécie de botão que promete tornar mais fácil para o usuário compartilhar a viagem com amigos, entrar em contato direto com a polícia ou acessar a central da Uber. A previsão da empresa é de que todos os brasileiros terão acesso à novidade até a próxima quinta-feira (2). 

  • 52022
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2018/07/26/voce-se-sente-inseguro-andando-de-carro-compartilhado.js

Segundo Sachin Kansal, diretor de produto global da Uber, a demanda surgiu a partir de entrevistas e grupos focais com quem usa o aplicativo. "Segurança é fundamental para a Uber, e queríamos tornar isso mais acessível e útil para os usuários", disse o executivo durante uma conferência com jornalistas realizada nesta quarta-feira (25) para apresentar a nova função.

O diretor disse ainda que nos próximos meses será a vez dos motoristas cadastrados terem acesso a novas ferramentas de segurança no Brasil.

É importante lembrar que serviços de transporte como o da Uber têm atraído um público cada vez maior no Brasil. Em fevereiro deste ano, a Uber registrou 1 bilhão de viagens feitas em terras brasileiras. 

Veja também

As opções de segurança vão funcionar dentro de um botão (símbolo de um escudo) que ficará disponível sempre que você solicitar uma viagem e o motorista aceitar. O ícone ficará sobre o mapa do trajeto, logo acima dos dados do carro, e dará acesso a três opções:

Contatos de confiança

O recurso de compartilhar a localização durante a viagem com alguém de confiança já existia. Mas agora é possível cadastrar até cinco contatos para informar o trajeto em tempo real.

“Os usuários nos disseram que era custoso ir aos contatos toda hora para compartilhar o trajeto. Então decidimos deixar isso mais fácil”, disse o executivo.

Além da lista de favoritos, será possível programar um lembrete e facilitar o compartilhamento da viagem para determinado amigo ou familiar.

Ligar para a Polícia

O recurso parece ser o mais interessante para alguma situação de emergência ou risco. No entanto, precisa ser usada com responsabilidade pelos usuários.

Ao acionar o botão, o sistema mostrará os dados do carro, do motorista e a sua localização exata. Isso é importante para agilizar o primeiro contato com as autoridades. Em seguida, será possível fazer uma chamada para a polícia (pelo número 190) a partir do aplicativo.

O botão não permite que você compartilhe a sua localização diretamente com as autoridades, já que a polícia brasileira não possui sistema para processar esse tipo de informação. Para o executivo, porém, isso não é um problema. “O nosso trabalho é providenciar a conexão entre o usuário e a polícia, e isso será feito”, diz.

Central de Segurança

O botão inclui uma forma do usuário entrar em contato com a empresa mais facilmente.

Ao selecionar, é possível ter acesso a informações como central de atendimento (24h por dia), detalhes sobre seguro para acidentes pessoais, código de conduta da comunidade Uber, checagem de antecedentes criminais de motoristas e dicas gerais de segurança.

Veja como enviar a localização ao vivo para amigo no WhatsApp