Topo

Fica enjoado quando lê no carro? Estes óculos foram feitos para você

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/07/2018 04h00

Você consegue usar celular, ler um livro ou uma revista ou ainda se concentrar em um ponto fixo enquanto está dentro de um ônibus ou de um carro? Caso a resposta seja sim, meus parabéns. Muitas pessoas só de se imaginarem essa situação já começam a ficar enjoadas.

A razão para isso é que, ao realizar qualquer uma das atividades citadas, há a chance de ocorrer um conflito de informações processadas pelo cérebro. As informações de movimento vêm de três sensores: da visão, do labirinto e da sensibilidade. Quando o labirinto sente a velocidade do carro, mas a sensibilidade nota que você está parado, o cérebro não sabe em quem acreditar e a ânsia aparece.

  • 49622
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2016/08/17/voce-sente-enjoo-quando-anda-de-carro.js

A tontura ocorre quando estamos em repouso em algum meio de transporte em movimento, especialmente quando estamos observando algum objeto estático, como um livro ou celular.

Há até um nome científico para esse problema: cinetose, ou enjoo de movimento.

A cinetose é um tipo de tontura muito comum principalmente entre as crianças, que apresentam um sistema vestibular ainda imaturo. Mas é bastante presente entre a população em geral. 

Pois a Citroën - sim, a fabricante francesa de carros - inventou uma possível solução. Trata-se de um óculos que, ao menos em tese, faz com que seus olhos enviem sinais para o cérebro, de maneira a ajudar que ele tenha uma percepção melhor de movimento.

A novidade tem o sugestivo nome de Seetroën.

Para isso, o acessório se vale de quatro aros, todos com um "recheio" de líquido azul. Esses aros ficam na frente dos olhos, como em um par convencional de óculos, e nas laterais dos olhos, o que torna a coisa toda bem esquisita.

Esse líquido oscila conforme o veículo em questão balança, fazendo com que os olhos informem ao cérebro o movimento que está acontecendo.

A indicação é que os óculos devem ser usados sempre que a pessoa se sentir enjoada. Seus criadores afirmam que, após 10 ou 12 minutos, os sintomas deverão desaparecer e os óculos podem ser guardados.

Embora seja um dispositivo novo sem muitos relatos difundidos na literatura, os óculos em questão parece fazer sentido quanto a suas propostas para a melhora da cinetose. Os óculos mandam, por meio dos líquidos coloridos, informações visuais para o cérebro, que podem evitar essa sensação de tontura. São necessários mais estudos, mas essa alternativa parece promissora

Ana Carolina Cassanti, médica otorrinolaringologista na Clínica Dolci

Além da Citroën, o coletivo francês de design 5•5 participou da criação do acessório, que tem um visual para lá de incomum.

E você está enganado se acha que o Seetroën é apenas um protótipo que nunca chegará ao mercado: o acessório é vendido no site de produtos da Citroën por 99 euro

A má notícia é que a loja virtual só faz entregas dentro da França. No momento, ele está esgotado, mas a marca estima que novas unidades chegarão em setembro.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-infografico','/2018/tag-page-gadgets-1528222506548.vm')