Topo

Tinder, mas com respeito: o que sabemos sobre o app de xaveco do Facebook

Screenshots mostram o novo serviço de paquera do Facebook - Reprodução/Jane Manchun Wong
Screenshots mostram o novo serviço de paquera do Facebook Imagem: Reprodução/Jane Manchun Wong

Bruno Romani

Do UOL, em São Paulo

05/08/2018 11h47

Em maio, durante a sua conferência para desenvolvedores, o Facebook revelou que estava trabalhando num serviço para encontros de casais, algo como o Tinder. O serviço ainda está em testes, mas mais detalhes começam a surgir - graças a desenvolvedora Jane Machum Wong, que postou no Twitter screenshots do serviço e outras descobertas feitas em seu código.

Como havia dito Mark Zuckerberg durante a conferência, o "Tinder do Facebook" não deverá ser para pegação desenfreada e sim focado na construção de relacionamentos mais duradouros. Veja os detalhes abaixo:   

VEJA TAMBÉM

Sem app 

No dia do anúncio do serviço do Facebook, as ações do Match Group, dono do Tinder, caíram 17%. Um dos principais temores era de que o novo serviço fosse um app separado, emulando a experiência do Tinder. Porém, esse não deve ser o caso. 

A ferramenta de xaveco do Facebook deve ser um recurso dentro da própria rede social, abrigada na tela inicial, como acontece Grupos, Jogos e Eventos.

Limite de pessoas

O site TechCrunch publicou que o Facebook está estudando adotar um limite no número de pessoas em que você poderá expressar interesse. A intenção é evitar que os usuários saiam atirando para todos os lados, o que iria contra as próprias palavras de Zuckerberg.

Secretinho

Para participar do Tinder do Facebook, você terá que ativamente indicar que quer participar do recurso - ou seja, toda a sua família não vai aparecer lá automaticamente. Só estarão disponíveis para paquera quem fizer isso. 

Além disso, Zuckerberg já havia indicado que os seus amigos não poderão visualizar o seu perfil do xaveco. Agora, a rede social também vai oferecer a opção para que os amigos dos amigos também visualizem e demonstrem interesse em você. Para isso, você também ativamente escolherá se amigos dos amigos poderão te encontrar no serviço.

Nenhuma atividade realizada no serviço será compartilhada na Newsfeed original. 

Só bons amigos 

Nem sempre um interesse inicial resulta numa relação amorosa duradoura. Dessa maneira, quando você bloquear alguém dentro da ferramenta, a restrição não será aplicada no Facebook de maneira geral. Afinal, ainda é possível ser bons amigos! Essa decisão, porém, ainda não está finalizada. 

Vem de Zap

De acordo com as informações mais recentes, depois do "match", a comunicação do casal ocorrerá via Messenger ou WhatsApp. Isso vai contra o que disse Zuckerberg em maio, que havia afirmado que a comunicação ocorreria num mensageiro dedicado por questões de segurança. Vamos aguardar. 

Diversidade

O novo serviço permitirá indicar o seu gênero e os gêneros de seu interesse. As opções vão além de "Homem" e "Mulher" e incluírão "Homens Transgênero", "Mulheres Transgênero" e "Não-binário". No Tinder, é possível indicar e expressar interesse nos gêneros masculino ou feminino.

Mais detalhes

O serviço será apenas para maiores de 18, além de respeitar leis locais cuja maioridade não seja essa, e estará disponível apenas nos EUA no início. Não existirão recursos pagos, como ocorre no Tinder. Segundo Wong, ainda existirá um bom recurso para os tímidos que não sabem direito o que falar - vai se chamar "Conversation Starter".