Topo

Netflix testa propaganda entre episódios e revolta assinantes

Pessoas não gostaram de ter suas maratonas interrompidas por publicidade - Divulgação/Netflix
Pessoas não gostaram de ter suas maratonas interrompidas por publicidade Imagem: Divulgação/Netflix

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

19/08/2018 14h45

Uma das vantagens de serviços tipo a Netflix é sentar no sofá, todo felizão, e assistir dezenas de episódios seguidos da série favorita sem interrupções – dá até para pular o videozinho de introdução! Pois essa mordomia pode estar com os dias contados, já que a empresa vem testando propagandas de seus próprios programas enquanto os espectadores entre capítulos da sua maratona.

Chato, não é? Pois foi assim que diversos assinantes do serviço reagiram no Twitter, dirigindo reclamações à empresa pela imposição que surgiu de repente.  O principal argumento dos usuários é: o serviço já é pago, então por que raios a Netflix força conteúdo indesejado enquanto a pessoa espera pelo episódio seguinte do que ela realmente quer assistir?

VEJA TAMBÉM

Segundo o “Tech Crunch”, essa não é uma novidade que será implementada em larga escala. Trata-se de um dos testes que a Netflix realiza para saber como melhor promover sua programação original dentro da própria plataforma.

Usuários do Reddit reclamaram na comunidade da Netflix, argumentando que as propagandas não podiam ser puladas, como é possível na maioria dos vídeos publicitários do YouTube. No entanto, o “Tech Crunch” reporta que dá sim para pular o material promocional.

Em um comunicado, a empresa disse que estava testando “se mostrar recomendações entre episódios ajuda membros descobrirem mais rápido histórias que eles curtem”. Ela também confirmou que é possível pular a propaganda e ir direto para o próximo episódio.

Concorrente da Netflix nos Estados Unidos, a Hulu tem um modelo de negócios baseado em propagandas. No Brasil, o serviço de streaming de anime Crunchyroll também oferece uma modalidade gratuita, mas com publicidade. Em ambos os casos, no entanto, é possível se tornar assinante e evitar esse tipo de conteúdo.

Se o feedback totalmente negativo dos usuários for importante para Netflix, as propagandas entre episódios devem sumir em um futuro bem próximo.