Topo

Criminosos enchem Facebook de páginas falsas da Uber para roubar seu cartão

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

30/08/2018 11h38

A Uber tem sido utilizada por vários cibercriminosos que buscam roubar dados do seu cartão de crédito. O aplicativo de mobilidade urbana, bastante popular no Brasil, virou um gancho para ataques virtuais — só no Facebook, são mais de 90 páginas falsas feitas por criminosos.

O dfndr.lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, identificou em apenas quatro dias nada menos que 96 páginas falsas da Uber no Facebook. Todas elas simulam perfis oficiais da empresa, com o logo do aplicativo.

Veja também:

Na rede social, o mais comum é criminosos oferecerem promoções falsas que buscam roubar dados de usuários. As próprias páginas contam com nomes alusivos a ofertas — "Uber Promoções", "Ofertas Uber", "Uber Descontos", "Uber Brasil Viagens", entre outros, são alguns dos nomes usados pelos perfis.

Exemplo da página falsa da Uber no Facebook - Reprodução - Reprodução
Exemplo da página falsa da Uber no Facebook
Imagem: Reprodução

Até o momento, mais de 3.400 pessoas seguem essas páginas no Facebook. Segundo a PSafe, mais de 75% desses perfis contam com links para sites maliciosos em que o usuário tem que inserir dados pessoas e do cartão de crédito para receber supostos cupons em créditos na Uber — em vez disso, são roubados.

Páginas falsas da Uber têm links para sites maliciosos - Reprodução - Reprodução
Páginas falsas da Uber têm links para sites maliciosos
Imagem: Reprodução

A estratégia com a Uber não é inovadora — outras marcas, como lojas varejistas, contam com inúmeras páginas falsas no Facebook. Alguns desses perfis sugerem ao usuário que, em caso de dúvida, entre em contato por mensagem na própria página do Facebook, não por meio de canais oficiais da marca.

Para não cair em golpes do tipo, é ideal sempre conferir se a página que você está vendo é verdadeiro e procurar por canais oficiais das companhias para elucidar se uma promoção é verdadeira ou não. Usar soluções que protejam o computador ou celular também é importante.

Vou de app! Na briga com o Uber, os táxis não morreram

Confira o especial