Topo

Essas 100 mil pessoas estão baixando apps que são óbvios contos do vigário

Não se iluda: este aplicativo não vai te dar 32 GB a mais magicamente - Reprodução
Não se iluda: este aplicativo não vai te dar 32 GB a mais magicamente Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

03/09/2018 11h22

Uma confusão comum entre um leigo em tecnologia é a diferença entre o programa e o equipamento, ou em termos técnicos, o software e o hardware. Apesar de haver muitos apps incríveis, eles são só programas e não fazem mágicas como criar fogo do nada ou aumentar o armazenamento (memória interna) do celular.

Dito isso, está viralizando no Twitter, com mais de 16 mil compartilhamentos, uma postagem com a captura de tela do +32 GB Memory Card, um app "incrível" para Android que promete gerar um cartão de memória virtual de 32 GB livres para uso. Um evidente conto do vigário que já teve mais de 50 mil downloads.

VEJA TAMBÉM

Vamos explicar de novo: cartões que fornecem memória extra a celulares do sistema Android existem há anos, mas são chips vendidos normalmente no comércio. Não é possível fazer um desses com um aplicativo.

O que existe de legítimo são apps que gerenciam melhor o armazenamento do celular, removendo arquivos inúteis ou muito grandes em poucos cliques.

Por exemplo: se seu celular tem 32 GB de armazenamento e só 4 GB estão livres, estes apps podem aumentar isso para uns 8 GB, enquanto cerca de 24 GB ainda estarão ocupados. Mas o armazenamento de fábrica ainda traz os mesmos 32 GB totais à sua disposição --muito diferente do que esse app truqueiro promete. 

Em tempo: o programa pilantra parece que sumiu da Play Store recentemente e só conseguimos ver a página por meio de uma versão salva no cache das buscas do Google.

Há outro com nome igual de outra fabricante, que testamos rapidamente e é feio, cheio de anúncios e trava. E claro, não dá memória extra alguma.

Mas se não achou esta história cara de pau o bastante, temos outra: a do app de isqueiro que não acende fogo algum --mostra só um foguinho aceso na tela do celular. Este tem o dobro de downloads do app de memória extra: 100 mil. E há vários na Google Play com a mesma proposta isqueirística.

Pelo menos o desenvolvedor deixa claro que se trata de uma "simulação realista de um isqueiro feito de aço e madeira de alta qualidade".

Para quem se fascinou com a inutilidade destes exemplos, vale dar uma navegada na miríade de apps irônicos ou mentirosos que a loja do Android oferece, como download de memória RAM extrascanner de corpo para mostrar gente nua (que objetificação, hein?), cobra passando pela tela e simulador de ligação telefônica.

Ensinamos como participar do #DeleAlliChallenge

UOL Notícias