Topo

Celular dobrável da Samsung vem aí; veja como funciona

Imagem nos da uma ideia do que pode vir a ser a tela dobrável da Samsung - Divulgação
Imagem nos da uma ideia do que pode vir a ser a tela dobrável da Samsung Imagem: Divulgação

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

04/09/2018 09h56

Já faz um bom tempo que a existência de um celular dobrável feito pela Samsung ronda o noticiário mundial. E ele até já teria algumas opções de nome: Galaxy X ou Galaxy F.

A Samsung já reconheceu que vem estudando a viabilidade do produto, mas alguns comentários sobre o assunto feitos pelo executivo-chefe da divisão de celulares da Samsung, DJ Koh, dão indícios de que o modelo tão sonhado existe sim e os detalhes serão apresentados ainda neste ano.

Em entrevista dada ao site CNBC, de Koh afirmou que “chegou a hora de entregar” o celular dobrável para os consumidores.

Veja também

Infelizmente, o executivo não revelou como o celular dobrável vai ser e nem como a tela vai funcionar.

De qualquer forma, ele deu a entender que uma boa data para a empresa dar mais detalhes sobre o modelo seria nos dias da conferência para desenvolvedores da Samsung, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, nos Estados Unidos.

O executivo afirmou que, embora o desenvolvimento do aparelho seja “complicado”, a Samsung “quase concluiu” tudo.

Em todo caso, já se sabe que a Samsung registrou algumas patentes ligadas a um dispositivo com tela dobrável. Uma delas inclui a habilidade de dobrar sem prejudicar os componentes internos. Outra, chamada “músculo artificial”, prevê que os componentes conseguirão se mover em sincronia com a tela para a sua proteção. 

Durante a feira de eletrônicos IFA 2018 na semana passada, o executivo chegou a comentar que, mesmo com o celular dobrado, será possível utilizar a maioria das funcionalidades do smartphone. “Mas quando você precisa procurar ou ver algo, talvez seja necessário desdobrá-lo”, afirmou.

Uma data oficial para a chegada do novo produto ao mercado não foi definida, mas a expectativa é que os consumidores tenham acesso a ele já em 2019.

Rumores

Rumores sobre o celular dobrável da Samsung circulam desde 2015 e outras empresas, como a ZTE e Huawei, também estão nessa corrida por lançar logo a “tela dobrável perfeita”.

Algumas especulações indiciam que o celular da Samsung pode ter uma tela de 7,3 polegadas, com qualidade OLED. Quando dobrada, seu tamanho pode ficar em 4,5 polegadas.

Há quem acredite também o smartphone pode custar mais caro do que o iPhone X, por um preço em torno de US$ 1.850.

Para nos dar um gostinho do que pode vir a ser o novo celular dobrável, o site Android Authority ilustrou algumas opções com base nos principais rumores

 

Tela flexível, “inquebrável” ou retrátil

A busca por uma tela mais flexível e resistente é outro grande objetivo da Samsung.

Em julho deste ano, a empresa anunciou que conseguiu criar uma tela com um plástico fortificado capaz de dobrar levemente e com a durabilidade maior do que as atuais. A novidade foi certificada por um importante órgão de testes dos Estados Unidos.

E por que não uma tela retrátil?

A opção também está nos planos da Samsung, que registrou uma patente da ideia. A tela ficaria escondida em uma barra (retangular ou cilíndrica) e conseguiria se desenrolar para o uso.

Só resta saber quando as inovações chegarão em nossas mãos.