Topo

Hein? Google traduz frase em português pra "busco mulher que goste de sexo"

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

11/09/2018 13h56Atualizada em 07/12/2018 15h31

Qual seria a tradução para a frase “sou brasileiro e moro em São Paulo” em espanhol? Segundo o Google Tradutor, algo bem diferente do que a realidade da língua espanhola: “busco una mujer que le guste el sexo” (“busco uma mulher que goste de sexo”).

A polêmica tradução foi notada por um usuário do Twitter durante a manhã desta terça (11) e compartilhada na rede social. Horas depois, o UOL Tecnologia consultou o serviço de tradução e percebeu que o erro prosseguia.

Veja também:

A reportagem entrou em contato com o Google, que disse que a ferramenta funciona a partir de traduções vistas na web. 

"O Tradutor funciona aprendendo padrões de milhões de exemplos de traduções vistas na Web. Alguns desses padrões podem levar a traduções com as quais não estamos satisfeitos e trabalhamos constantemente para melhorar a qualidade delas. Se encontrarem traduções incorretas ou inadequadas, os usuários podem reportar o problema e agiremos para corrigir." 

É provável que não seja a inteligência artificial da ferramenta que queira sexualizar a mulher brasileira. O Google Tradutor conta com sugestões de edição para traduções e, no caso, pode ser que usuários estejam “trollando” o serviço propositalmente.

Em tempo: a tradução correta para a frase pesquisada em espanhol é “soy brasileño y vivo en São Paulo”.