Topo

Uma inteligência artificial do Facebook está lendo todos os memes do site

Atenção: memes estão sendo lidos por inteligência artificial do Facebook - Reprodução
Atenção: memes estão sendo lidos por inteligência artificial do Facebook Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

11/09/2018 20h09

Sabe os memes que você adora ler e compartilhar com os amigos no Facebook e Instagram? Pois bem: a rede social está lendo e investigando todos os eles. Desenvolvedores da companhia criaram uma inteligência artificial que é capaz de entender o que está escrito em memes espalhados por aí.

Essa inteligência artificial tem até nome: Rosetta. Em post em um blog do Facebook, os responsáveis pelo projeto explicam como conseguiram criar uma tecnologia capaz de ler conteúdos para identificar assuntos que não deveriam estar no site.

Veja também:

Segundo os desenvolvedores, a Rosetta é guiada por um aprendizado de máquina e consegue extrair texto de mais de um bilhão de imagens e frames de vídeo por dia compartilhados publicamente no Facebook e no Instagram em diversas línguas diferentes. Tudo é feito em tempo real.

Após ser extraído da foto, o conteúdo é colocado em um modelo de reconhecimento de texto que foi treinado para entender o contexto que combina o texto com a imagem. Ou seja: não só o texto é extraído, como o que está por trás dele é entendido pela Rosetta.

É claro que a tecnologia criada pelo Facebook pode servir a outros propósitos além de simplesmente ler memes. Ela pode ser usada para ler menus e placas de ruas, assim como palavras que apareçam em roupas ou produtos.

"Entender o contexto que aparece nas imagens é importante para melhorar experiências como busca de foto ou a incorporação de texto em leitores de tela que fazem o Facebook ser mais acessível para deficientes visuais. Ainda é importante para identificar conteúdo impróprio ou ofensivo", aponta o Facebook.

O processo do reconhecimento do texto é complicado, mas pode ser dividido em dois passos. A Rosetta escaneia a imagem para achar texto a partir de padrões e áreas da foto e então usa o reconhecimento para identificar o que o texto realmente diz. Depois que o texto foi transcrito, o sistema interpreta o que ele pode significar.

A rede social aponta que no futuro pode usar a mesma tecnologia para entender também textos que aparecem em vídeos. O sistema, contudo, seria mais complexo do que o atual.