Topo

É hora de dar adeus: Apple mata queridinhos iPhone SE e iPhone X

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

12/09/2018 16h52

O novo lançamento dos celulares da Apple decretou a morte de alguns aparelhos mais antigos da companhia. Entre eles, está o queridinho iPhone SE, um dos últimos celulares pequenos no mercado e que muitos consumidores procuravam por ser barato - e o surpreendente é que o iPhone X, lançado ano passado, também não está no novo line-up de produtos.

No site oficial atualizado da Apple, entre os celulares à venda estão apenas os modelos lançados nesta quarta (iPhone XS, iPhone XS Max e o iPhone XR), o iPhone 8 e o iPhone 7. Três modelos que estavam antes na página sumiram: o iPhone SE, o iPhone X e o iPhone 6S.

VEJA TAMBÉM

A baixa mais sentida deve ser a do iPhone SE, que só será vendido por parceiros enquanto tiver estoque. Até então o aparelho mais baratinho da companhia (a partir de US$ 349 nos Estados Unidos), o modelo era o smartphone de entrada para quem queria ter um aparelho da Apple - agora, a opção mais barata será os US$ 449 do iPhone 7.

  • 52440
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2018/09/12/voce-pretende-comprar-algum-dos-novos-iphones.js

Um ponto crucial é que o iPhone SE era o menor aparelho da linha em termos de tamanho do dispositivo e tela. Não existirá mais essa opção para quem curte celulares pequenos - agora, o menor será o iPhone 7 com 4,7 polegadas, que tem praticamente o mesmo corpo do iPhone XS com sua tela infinita de 5,8 polegadas.

O iPhone SE foi lançado pela primeira vez em março de 2016 e ganhou uma atualização no ano passado. Esperava-se que a Apple apresentasse um novo iPhone SE 2 nesta quarta, mas isso não se confirmou.

iPhone X também já era

Ao menos em lojas oficiais da Apple e no próprio evento desta quarta, o iPhone X não é mais citado na linha de aparelhos da companhia. Isso é marcante pelo aparelho ter sido lançado no ano passado - normalmente, modelos da empresa demoram três anos até saírem de linha. A Apple diz que o iPhone X será vendido apenas em alguns canais de parceiros que tiverem estoque.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2018/site-da-apple-antes-da-atualizacao-com-os-novos-aparelhos-ainda-tinha-o-x-e-o-se-1536781700369.vm')

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2018/novo-site-da-apple-apos-lancamentos-nao-conta-mais-com-aparelhos-populares-1536781676012.vm')

Por trás desse "desaparecimento" do iPhone X deve estar uma estratégia da Apple para não atrapalhar as vendas dos novos produtos. Os iPhones XR, XS e XS Max têm o mesmo desgin do X, só mudando o tamanho da tela e equipamentos internos.

Outro iPhone descontinuado é o iPhone 6S - esse, contudo, já era esperado pela companhia por ser um modelo lançado no já longínquo 2015. É bom dizer que mesmo fora das vendas, todos esses modelos seguirão recebendo atualizações do sistema operacional por um bom tempo.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-infografico','/2018/um-iphonao-desse-bicho-1536927916516.vm')

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-infografico','/2018/diferenca-entre-iphones-1536959348952.vm')

Colaborou Bruna Souza Cruz, do UOL, em Cupertino (EUA)