Topo

Ele não para! Musk fará túnel subterrâneo para carros ligado a garagens

Protótipo de Musk pretende fazer pessoas saírem de suas garagens diretamente para túneis - Reprodução
Protótipo de Musk pretende fazer pessoas saírem de suas garagens diretamente para túneis Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

16/09/2018 11h23

Elon Musk, o homem do momento, não para. Depois de causar polêmica fumando maconha na última semana, o “Tony Stark” da vida real começou a botar para fora um novo plano: construir um elevador subterrâneo que ligaria a garagem das pessoas diretamente ao túnel projetado como via expressa abaixo das ruas. 

Em fase embrionária, o projeto recebeu aprovação inicial da prefeitura de Hawthorne, na Califórnia, segundo o site The Mercury News. O projeto será tocado pela Boring Company em uma pequena residência dentro de um bairro industrial próximo à sede da SpaceX.

Veja também:

Antes de começar a cavar, a Boring Company ainda tem que fornecer mais detalhes à prefeitura local. Ainda assim, os planos sugerem que a empresa de Elon Musk está procurando diferentes maneiras de acesso a seus túneis – talvez até com pagamentos.

Em uma resposta a uma publicação norte-americana que falava sobre o assunto, Elon Musk escreveu no Twitter que a “Boring Company vai transportar seu carro por todo o caminho até a sua garagem”. Mas ainda há muitas perguntas no ar sobre esses planos do multibilionário - como o financiamento para isso e a viabilidade. entre outros.

Essa espécie de elevador serviria para que o dono do veículo pudesse acessar os túneis subterrâneos diretamente da sua garagem, sem precisar sair às ruas e pegar algum acesso. O projeto dá permissão para que a empresa de Musk cave um poço vertical em uma garagem residencial, que seria ligada ao túnel.

Os carros poderão ser abaixados da garagem por um elevador dentro do poço e depois colocados em uma “pista elétrica” para serem transportados em alta velocidade. Os objetivos do túnel elaborado por Musk são diminuir trânsito nas ruas e também fazer as pessoas dirigirem menos.

No projeto do protótipo, é apenas citado que o “propósito é demonstrar que um elevador pode ser construído em locais pequenos e construções existentes, sejam casas, edifícios, escritórios ou estacionamento”. A companhia ainda cita que no futuro poderia ter um elevador embaixo de todos os prédios de escritórios, permitindo viagens muito mais convenientes.

A rede de túneis subterrâneos seria conectada e é inspirada como uma solução para o trânsito caótico de Los Angeles – seria como um metrô, mas para carros. A companhia ainda cita algumas razões para o túnel subterrâneo ser melhor do que carros voadores, projeto que outras empresas como a Uber tenta tocar.

“Ao contrário dos carros voadores, túneis não são afetados pelo clima ruim, são fora de vista e não vão cair na sua cabeça. Uma grande rede de túneis a muitos níveis abaixo da superfície poderia consertar o congestionamento de qualquer cidade, não importando o quanto ela cresça, já que é só continuar adicionando níveis”, diz a empresa.