Topo

Ficou no vácuo? Veja as desculpas mais usadas por quem ignora mensagens

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/09/2018 04h00

Quem nunca estava no meio de uma conversa importante ou, ainda, agradável, com colegas, amigos e até mesmo crushes e acabou "falando com a parede"? Além de ser ignorado, você ainda precisa lidar, muitas vezes, com uma desculpa esfarrapada. Ok, nós sabemos que imprevistos acontecem e que, de fato, o celular da outra pessoa pode ter sido levado por uma águia-careca que confundiu o aparelho com um suculento camundongo, mas ainda assim há pessoas que exageram na cara de pau.

Uma pesquisa feita pelo app brasileiro de mensagens Wafer Messenger ouviu mil pessoas e perguntou: qual foi a desculpa mais usada e a mais absurda dada após o usuário ter "ficado no vácuo" em uma conversa? Vale salientar que as respostas não são excludentes, ou seja, o resultado total supera 100%.

Começando pelas desculpas mais comuns, 70% das pessoas entrevistadas já foram "vítimas" do suposto fim do plano de dados alheio. Afinal, sem internet, não tem como responder uma mensagem, não é mesmo?

Nós sabemos que a bateria dos celulares ainda deixa muita gente na mão. Mas, saiba que ela também é uma das desculpas preferidas de quem não responde mensagens: 60% dos entrevistados disseram que já ouviram essa história de que a bateria acabou, por isso a mensagem foi ignorada.

Veja o ranking

  • "Acabou o plano de dados" (70%)
  • "Acabou a bateria" (60%)
  • "Estava tão cansado que simplesmente deitei e dormi" (44,76%)
  • "Escrevi a resposta, mas esqueci de enviar" (29,25%)
  • "Estava dirigindo" (28,06%)
  • "Medo de usar o celular em local público" (23,22%)
  • "Meu celular quebrou / estava no conserto" (27,57%)
  • "Respondi na janela errada" (15,12%)

Criatividade sem vergonha

A parte mais divertida do levantamento é a que lista as desculpas mais sem noção. A líder nesse quesito, ouvida por 43,77% dos entrevistados, é a frase "estava fazendo umas coisas", sem qualquer detalhe adicional --nenhuma dessas coisas, claramente, era "respondendo suas mensagens".

Em segundo lugar, vem uma verdadeira revolução das máquinas: 39,03% dos entrevistados já ouviram a justificativa de que "o celular apagou todas as mensagens sozinho". Que aparelho malvado, né?

Quem leva a culpa na terceira resposta mais absurda ouvida (por 27,08% dos entrevistados) são os pequenos. "Uma criança da minha família estava brincando no celular" é uma das justificativas prediletas.

E qual o primeiro app que alguém apaga quando o celular fica sem espaço? O aplicativo de mensagens, é claro! Essa foi a desculpa ouvida por 22,04% das pessoas entrevistadas.

Por fim, a quinta justificativa mais absurda dada por quem não responde mensagens, recebida por 20,06% das pessoas entrevistadas, era a de que a mensagem não havia sido respondida porque "eu achei que te veria naquele dia, então deixei para falar pessoalmente".

E aí, quais as desculpas mais comuns e mais absurdas que você já recebeu?