Topo

Emojis ajudam jukebox online a escolher a melhor música para você

FeelsFM: o emoji da sua vida pode ajudar a encontrar a música da sua vida - reprodução
FeelsFM: o emoji da sua vida pode ajudar a encontrar a música da sua vida Imagem: reprodução

Bruno Romani

Do UOL, em São Paulo

22/09/2018 15h47

Às vezes, um emoji expressa um sentimento melhor do que palavras. Às vezes, uma música toca em sentimentos melhor do que qualquer palavra. O movimento escocês SeeMe resolveu juntar os dois mundos e criou uma jukebox online que gera playlists baseadas em emojis - a ideia é criar listas que expressem perfeitamente o que você está sentindo. 

A ideia da FeelsFM é divertida, mas vai além de procurar a música da sua vida. O objetivo é permitir que jovens que sofram de depressão possam se expressar sem necessariamente recorrer a palavras. É comum o temor do estigma por quem passa por dificuldades psiquiátricas. 

VEJA TAMBÉM

A interface da jukebox também permite que os usuários se expressem por meio de palavras, especialmente quando um emoji pode ter muitos significados. O emoji de uma pessoa com febre faz perguntas sobre se a pessoa está de fato doente, ou se apenas está se sentindo assim. 

Fizemos o teste com o emoji de pessoa chorando e recebemos uma pergunta, que podia ser ignorada, sobre o estado de espírito. A lista sugerida tinha Prince ("When the Doves Cry"), The Cure ("Boys Don't Cry") e outros. Já no emoji de "chapeuzinho de festa", a lista tinha Lady Gaga, Britney Spears e DJ Snake.

Ou seja, a FeelsFM tem um objetivo importante, mas também é muito divertida. O site e o movimento SeeMe estão sendo mantidos pelo governo escocês.