Topo

Duro na queda: iPhone XS se sai bem em teste de resistência

Bruno Romani

Do UOL, em São Paulo

23/09/2018 13h34

Com uma tela gigante e uma traseira de vidro, o iPhone XS tem muitas áreas para deixar pessoas desastradas de cabelos de pé. Mas, aparentemente o novíssimo aparelho da Apple é duro da queda, mostrando ser mais resistente do que seu antecessor, o iPhone X.

O site Cnet submeteu o bichinho a uma sessão de testes de quedas e ele saiu ileso, sem danos à tela ou à traseira. O teste consistia em derrubar o iPhone de duas alturas diferentes em duas posições diferentes - ou seja, foram quatro quedas seguidas do aparelho numa calçada de cimento. A própria publicação ressalta que o teste não é científico, mas que foi suficiente para rachar a traseira do iPhone X logo na primeira tentativa no ano passado.

VEJA TAMBÉM

Neste ano, a primeira parte do teste era derrubar o iPhone XS da altura dos bolsos da calça (cerca de 90 cm do chão) com a tela para baixo. O resultado foi um pequeno amassado, "quase imperceptível", na parte superior esquerda da tela. Nada de rachaduras nos vidros.

Na segunda fase, a altura dos bolsos permaneceu, mas o iPhone caiu com a traseira para a calçada. O vidro saiu intacto novamente e alguns pequenos amassados surgiram na borda de metal lateral.

Na terceira fase, a altura aumentou: o iPhone caiu da altura comum de quem tira fotos (cerca de 1,5 metro), e foi uma queda livre, sem foco na traseira ou na tela. O primeiro ponto de contato com o chão foi o canto superior esquerdo. Os amassados na armação metálica aumentaram, mas áreas de vidro sobreviveram novamente.

Para finalizar, o aparelho caiu da altura de fotos, mas com a tela beijando o cimento. O impacto inicial foi perto da câmera frontal, onde os amassados fora mais perceptíveis. Porém nem a câmera ou outras partes de vidro cederam. Ou seja, nestes testes todos os componentes de vidro do telefone passaram ilesos.

No evento de lançamento do iPhone XS, o chefe de marketing da Apple, Phill Schiller, afirmou que o novo aparelho foi feito com uma nova fórmula de vidro, que seria o "vidro mais resistente já lançado em um smartphone". Claro, esse é o discurso da fabricante a cada lançamento, especialmente se a aposta é num polêmico corpo todo de vidro, mas a primeira impressão parece ser boa.

Nas próximas semanas, outros sites e pesquisadores devem realizar mais testes do tipo, então teremos uma noção maior do quão durão o iPhone XS realmente é. De qualquer maneira, para um produto que tem preço mínimo de US$ 999, usar capinha nunca é uma má ideia.