Topo

Apple fecha compra do Shazam e promete fim dos anúncios

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

27/09/2018 18h39

A Apple concluiu a compra do Shazam, quase nove meses após anunciar o negócio milionário. A aquisição do aplicativo de reconhecimento de músicas custou US$ 400 milhões. Agora que as empresas estão dançando juntinhas, a Apple prometeu mudanças: vai, em breve, oferecer uma experiência sem anúncios para todos os usuários.

A dona do iPhone não explicou como fará essa reconfiguração do Shazam, já que a publicidade era uma das fontes de receita do aplicativo. A Apple também não deixou claro se o app do Shazam será mantido ou se os poderes da ferramenta serão incorporados a outros de seus serviços.

VEJA TAMBÉM:

A integração entre os vários produtos da empresa já começou, ainda que de forma sutil. O Shazam já ganhou uma versão para o iMessage para que os usuários possam compartilhar músicas descobertas pelo comunicador da Apple de uma forma simples.

O Shazam deve ficar sob o guarda-chuva do Apple Music, que congrega, além da plataforma de música por streaming da empresa, todas as iniciativas relativas a produção de conteúdo musical.

“A Apple e o Shazam têm uma longa história juntos. O Shazam foi um dos primeiros apps disponíveis quando lançamos a App Store e se tornou um app favorito de fãs de música do mundo todo,” disse Oliver Schusser, vice-presidente de Apple Music.

Em todo mundo, o Shazam já foi baixado mais de 1 bilhão de vezes. Ele é usado 20 milhões de vezes por dia para reconhecer qual música está tocando.