Topo

Esqueceu a senha? Veja como recuperar o acesso ao seu Facebook

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

28/09/2018 15h28

O Facebook divulgou nesta sexta-feira (28) que um ataque hacker afetou 50 milhões de usuários em todo o mundo. Por conta disso, 90 milhões de perfis foram desconectados da rede social.

Se você tentou acessar o Facebook hoje e precisou inserir novamente o usuário e senha, você provavelmente foi um dos "sorteados".

O problema é que algumas pessoas se depararam com outro problema: não conseguem entrar de novo no Facebook, porque não se lembram da senha de acesso ao perfil.

Por isso, separamos aqui o passo a passo para você tentar recuperá-la, se for o seu caso.

Tudo o que você precisa fazer é entrar na página Encontre sua conta (facebook.com/login/identify).

Depois de abrir o link, digite o email que você cadastrou ou então informe o número de telefone cadastrado. Se quiser, você pode ainda pesquisar pelo seu nome completo ou nome de usuário.

Dica para recuperar a senha do Facebook - UOL - UOL
Imagem: UOL

Após selecionar o seu perfil, vão aparecer duas opções: usar sua conta do Google para redefinir a sua senha no Facebook ou enviar um novo código de acesso para o email cadastrado.

Escolha o que deseja e clique em continuar.

2 - Dica para recuperar a senha do Facebook - UOL - UOL
Imagem: UOL

Caso tenha optado pela segunda opção (enviar código por email), aguarde alguns minutos e acesse sua caixa de entrada no email que usou para se cadastrar no Facebook. A rede social vai enviar uma mensagem com um link para que você cadastre uma nova senha.

Caso você tenha cadastrado o número do seu celular para entrar no Facebook, siga o mesmo procedimento ensinado acima e escolha a opção indicada para recuperar o acesso com ajuda do número de celular.

Um código é enviado para o número do telefone e, com ele, você pode solicitar o cadastro de uma nova senha.

Depois de tudo isso, será preciso criar uma nova senha com no mínimo seis dígitos e misturando letras, números e caracteres (pontuações, por exemplo) para que ela seja bem forte e difícil de ser descoberta por pessoas mal-intencionadas.

Não lembro o meu email de acesso e nem a senha

Em alguns casos, há usuários que não se lembram da senha para acessar a conta do email cadastrado no Facebook e também não chegaram a cadastrar um número de celular para acessar a rede social.

Neste caso, o Facebook recomenda que o usuário tente recuperar a senha de email direto no provedor da conta, ou seja, clique na opção "esqueci a minha senha" do seu email. Em geral, eles mandam um link com as coordenadas de recuperação para o segundo email que o usuário tenha cadastrado previamente.

Se mesmo assim não for possível, aí não tem outro jeito para acessar novamente o seu perfil no Facebook, infelizmente.

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda
Proteção extra de segurança

O Facebook ainda não deu mais informações sobre os usuários que foram afetados pelo ataque hacker.

De qualquer forma, existe uma função que você pode habilitar neste momento para tornar o seu uso mais seguro e dificultar o acesso de terceiros ao seu perfil. É a chamada autenticação em duas etapas ou autenticação em dois fatores.

Trata-se de camada extra de segurança no processo de verificação dos dados dos usuários. A autenticação dupla também serve para proteger o seu celular, já que passa a exigir mais de uma etapa seu desbloqueio. Habilitar o recurso pode ajudar principalmente em caso de roubo, perda ou furto do aparelho.

Na prática, isso previne que alguém que roubou sua senha tenha acesso à sua conta, pois o criminoso só terá uma das etapas - a outra dependerá de algum outro item que está com você.

Facebook - autenticação em dois fatores - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

1 - Em sua conta, vá em "Configurações" e selecione a opção "Configurações da conta"

2 - Procure o recurso "Segurança e login", role a tela para baixo até encontrar o "Use autenticação de dois fatores" e habilite a opção

3 - O Facebook oferece diversas opções como a segunda etapa de verificação (como mensagens de texto para o celular; código de segurança gerados pelo sistema e códigos em aplicativos de outras pessoas)

4 - Selecione a que deseja e siga as instruções até o final.