Topo

iPhone XS coloca filtro de rosto nas suas fotos sem você pedir

Apple é acusada de colocar filtro embelezador na câmera do iPhone XS sem permissão - Reprodução/Abdul Dremali
Apple é acusada de colocar filtro embelezador na câmera do iPhone XS sem permissão Imagem: Reprodução/Abdul Dremali

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

28/09/2018 12h13

As câmeras frontais de alguns celulares já usam há alguns anos um recurso "embelezador" de rosto, que na verdade serve para suavizar rugas e marcas da pele. Isso normalmente pode ser desligado se você não gostar, mas quem acabou de comprar o iPhone XS nos EUA está reclamando que o filtro atua sem a permissão dos usuários.

Segundo um tópico no fórum online "Reddit", o recurso não apenas não acusa que está ativado como não é possível desligá-lo de forma alguma, deixando todas as fotos de rosto da câmera frontal do iPhone XS com pele "lisinha". Veja a comparação com a foto de um iPhone X:

VEJA TAMBÉM

Foto tirada com a câmera frontal do iPhone X - Reprodução/Reddit u/chemicalsam - Reprodução/Reddit u/chemicalsam
Foto tirada com a câmera frontal do iPhone X
Imagem: Reprodução/Reddit u/chemicalsam

Foto tirada com a câmera frontal do iPhone XS - Reprodução/Reddit u/chemicalsam - Reprodução/Reddit u/chemicalsam
Foto tirada com a câmera frontal do iPhone XS
Imagem: Reprodução/Reddit u/chemicalsam

O problema já tem até nome: "beautygate", uma combinação de "beauty" (beleza) com "Watergate", importante escândalo político americano nos anos 70 que derrubou o então presidente Richard Nixon.

"Quando você compromete a integridade da câmera sem avisar a ninguém e não tem a opção de desativá-la, você está deliberadamente vendendo para os consumidores um produto tosco. Além disso, não é possível que um algoritmo de filtro funcione 100% direito de maneira geral", diz um dos usuários.

Outro diz que o filtro até altera a cor da pele. O "filtro" parece ser uma merda. É como o 'photoshopping' realmente ruim de alguém tentando fazer 'airbrush' (um efeito spray do Photoshop) sem nenhuma pista de como retocar sutilmente uma foto. Dica: peles caucasianas não são laranjas".

O fotógrafo profissional Abdul Dremali também detectou e reclamou do problema. Segundo o site "9to5Mac", Dremali disse que a Apple entrou em contato com ele, e disseram que estão "trabalhando ativamente na solução".

Um iPhonão desse, bicho! Com iPhone XS Max, a Apple se rendeu à telona

Relembre a evolução