Topo

#challengedonordeste: entenda o novo viral de dancinha do Instagram

Instagram do humorista Tirullipa deu início ao #challengedonordeste - Reprodução/Instagram @tirullipa
Instagram do humorista Tirullipa deu início ao #challengedonordeste Imagem: Reprodução/Instagram @tirullipa

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

03/10/2018 12h48

"Gulunle gonlonlonlonlonlon". Se já viu por aí algum vídeo de dança com essa contagiante e suingada melodia, você foi apresentado ao novo meme da vez. Com a hashtag #challengedonordeste, os vídeos trazem pessoas dançando de forma desengonçada, uma pessoa de cada vez.

Tudo começou com uma postagem de 10 de setembro no Instagram do humorista Tirullipa, filho do deputado e também humorista Tiririca.

VEJA TAMBÉM:

Disse ele no vídeo, gravado com alguns amigos: "Quem nunca brincou de 'desconta lá'??? Se essa moda pega viu kkkk num sabe brincar não brinca rsrsrs". E lançou a hashtag #challengedonordeste, dando início ao meme.

"Desconta lá" é uma brincadeira comum no Nordeste. Funciona assim: quando alguém está distraído, chega outra pessoa e dá um tapa ou peteleco na orelha do distraído. O autor da "agressão" grita "desconta lá!" e o agredido precisa passar adiante a "corrente" com outro tapa ou peteleco.

No tal #challengedonordeste, o desafio é fazer este "Desconta lá" enquanto dança a música "Só na Pisadinha". Cada pessoa fica imóvel esperando a sua vez, com o devido tapa, até que todos dançam juntos no final. Quanto pior a dança, mais divertido.

Além de Tirullipa, outros famosos como Simone (da dupla com Simaria), Wesley Safadão e os apresentadores do "Video Show" da Globo já postaram o desafio. No Instagram, a hashtag já traz mais de 14 mil postagens. Outras plataformas, como YouTube e Facebook, já têm esses vídeos também.

#challengedonordeste

Uma publicação compartilhada por Wesley Safadão (@wesleysafadao)

em

Mas claro que os anônimos aderiram, cada um dado seu toque especial. E o próprio Tirullipa está divulgando os melhores.

HHAHAHAHAHhahahHhH #challengedonordeste #soueunavida

Uma publicação compartilhada por 4insiders (@4insiders)

em

Mas de onde vem a música? Na verdade vem de outro fenômeno viral: um sujeito chamado Tonho da Lua, de Chã Preta (AL) gravou em 2015 um vídeo em que dedilha guitarra só com a boca. Ele já fez isso em outras oportunidades, mas a canção abaixo é a mais famosa dele.

Depois do sucesso do vídeo original, outros músicos --principalmente de forró-- fizeram suas versões. A que embala o #challengedonordeste é do cantor Gilvan Silva. Mas uma busca no YouTube ou Spotify por "pisadinha" mostra até versões techno do hit.