Topo

Não é só você: a maioria dos brasileiros usa celular para evitar conversas

A maioria dos brasileiros se isola de situações sociais usando smartphones - Getty Images/iStockphoto
A maioria dos brasileiros se isola de situações sociais usando smartphones Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

02/11/2018 16h42

Não negue: você provavelmente já pegou o celular para não ter que falar com alguém na rua, fosse um conhecido ou estranho. Se esse tipo de atitude te parece comum, você está correto. Segundo um estudo da Kaspersky Lab, divulgado nesta semana, 79% dos brasileiros admitem que usam o smartphone como uma forma de evitar o papo com outra pessoa.

O supercomputador que nos acompanha no bolso tem uma infinidade de utilidades, nos aproximando e distanciando de outras pessoas ao mesmo tempo. O levantamento apontou que 91% dos brasileiros usa o celular como passatempo, enquanto 95% se distraem com o aparelhinho.

VEJA TAMBÉM

O celular é usado pela maioria da população como uma bengala em situações sociais, especialmente naquelas situações em que você não sabe muito bem o que fazer e prefere evitar o contato. Um total de 71% dos brasileiros faz uso desse artifício para escapar de interações que podem ser constrangedoras – ainda que esse hábito seja raro, em alguns casos.

Um dado surpreendente do estudo é que menos da metade das pessoas usa o smartphone para tarefas como pedir um táxi ou encontrar o caminho pelas ruas de uma cidade. “Só” 40% dos brasileiros usam a tecnologia nessas situações, enquanto os demais preferem pedir informações a outras pessoas ou chamar caronas na “raça”.

O mais preocupante é que os brasileiros começam a dar sinais de dependência nos smartphones, tanto que 37% deles não sabe se distrair sem o brinquedinho. Também há um porcentual significativo da população que não sabe fingir estar ocupado sem o smartphone: 18%.

O estudo da Kaspersky materializou o quanto usamos celulares para evitar contato - se você faz isso, fique tranquilo que a maioria dos brasileiros faz o mesmo. O levantamento também serve de alerta para que não deixemos o contato pessoal tão de lado, embora seja tão conveniente pegar o celular e sair trocando mensagens com outras pessoas.

$escape.getH()uolbr_geraModulos(‘embed-infografico’,‘/2018/tag-page-dicas-de-tec-1527773271442.vm’)