Topo

Apple alega que Samsung copiou deliberadamente o iPhone

31/07/2012 16h31

SAN JOSE, Califórnia, 31 Jul (Reuters) - Um advogado da Apple disse a jurados na terça-feira que documentos internos da Samsung provam que a companhia sul-coreana decidiu copiar o iPhone porque não era capaz de competir no mercado de smartphones com os aparelhos que possuía.

As declarações iniciais no julgamento da disputa entre Apple e Samsung Electronics nos Estados Unidos começaram nesta terça-feira.

As duas maiores fabricantes mundiais de bens eletrônicos de consumo estão travando uma guerra judicial em todo o mundo, trocando acusações de violação de patentes, na disputa pela supremacia no mercado de aparelhos móveis, que cresce rapidamente.

Harold McElhinny, advogado da Apple, começou exibindo slides dos celulares da Samsung em 2006, comparando-os aos modelos de smartphone que a empresa lançou a partir de 2010.

A questão chave, segundo o advogado, é determinar como a Samsung avançou de seus velhos celulares para "estes modelos".

"Todos sabemos que é mais fácil copiar do que inovar", disse ele ao tribunal. "A Apple já havia corrido os riscos."

As declarações iniciais da Samsung ainda não haviam sido apresentadas.

Os processos começaram no ano passado quando a Apple moveu ação contra a Samsung em um tribunal federal norte-americano em San Jose, acusando a companhia sul-coreana de copiar o iPhone e o iPad. A rival reagiu com processos contra a Apple.

Os produtos em questão da Samsung operam com o sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google.

McElhinny mostrou aos jurados uma análise interna de produto da Samsung, segundo a qual o hardware do iPhone era "fácil de copiar". Outro documento, preparado por um executivo da Samsung, afirmava que a empresa estava em "crise de design" por conta do iPhone.

(Por Dan Levine e Poornima Gupta)