Topo

Juíza dos EUA nega pedido da Apple de punição rigorosa à Samsung

03/08/2012 16h18

Uma juíza nos Estados Unidos indeferiu o pedido da Apple de punição rigorosa à Samsung Electronics por causa da conduta de um advogado da companhia sul-coreana, apesar de ter reconhecido que a conduta em questão poderia ter influenciado o júri.

O julgamento da disputa judicial por patentes entre as duas companhias continuou nesta sexta-feira. A Apple entrou com processo contra a Samsung pela propriedade intelectual sobre iPhone e iPad, e a fabricante asiática recorreu.

A juíza distrital Lucy Koh impediu na terça-feira os advogados da Samsung de apresentarem certas provas no começo da audiência. No mesmo dia, a Samsung mandou à imprensa links para essas provas e declarou que "a justiça básica exige que o júri decida o caso com base em todas as evidências". 

O advogado John Quinn, a serviço da Samsung, admitiu em documento judicial na quarta-feira que tinha autorizado o envio das provas à imprensa, mas ressaltou que a intenção não era influenciar o júri.

A companhia norte-americana pediu à juíza que, como forma de punição à Samsung, considerasse as patentes de telefone da Apple válidas. Nesta sexta-feira, Lucy Kok negou o pedido, mas disse que será necessário investigar mais o caso após o julgamento.

"Não vou permitir que nenhuma encenação ou performance nos tire do foco do que estamos para fazer aqui", declarou a juíza.

A magistrada então convocou os nove membros do júri, um a um, e perguntou se tinham lido alguma coisa sobre o caso desde terça-feira. Um deles admitiu que tinha visto chamadas na Internet, mas ressaltou que não tinha entrado nas matérias. Todos disseram que mesmo assim conseguiriam ser imparciais.

Depois disso, o diretor de marketing da Apple, Phil Schiller, depôs.

(Por Poornima Gupta e Dan Levine)