Topo

Intel quer acabar com senhas online e testa aceno de mão

13/09/2012 21h16

Por Noel Randewich

SAN FRANCISCO, 13 Set (Reuters) - Senhas para banco online, redes sociais e email podem ser substituídas por um aceno com a mão, caso uma tecnologia ainda em fase de testes desenvolvida pela Intel consiga chegar aos tablets e laptops.

"O problema com senha é que usamos muitas delas, suas regras são complexas e elas diferem dependendo do site", disse Sridhar Iyengar, diretor de pesquisa sobre segurança da Intel Labs, durante o fórum de desenvolvedores da empresa em San Francisco, nesta quinta-feira. "Há um jeito para se livrar disso, e a biometria é uma opção".

Iyengar demonstrou a tecnologia, rapidamente acenando sua mão em frente a um tablet, sem tocar nele. Quando o tablet reconhece o usuário, ele consegue seguramente comunicar a identidade da pessoa aos bancos, redes sociais e outros serviços nos quais a pessoa tem uma conta, disse ele.

Produzir laptops, tablets e smartphones responsáveis por identificar usuários tiraria essa exigência dos sites e descartaria a necessidade de individualmente apresentar senhas para cada um deles, disse Iyengar.

"Nós planejamos trabalhar com fornecedores de serviços para tirar total vantagem disso", disse ele.

(Por Noel Randewich)