Tim lidera queixas em primeiro relatório trimestral de avaliação da Anatel
A Tim foi líder de reclamações na primeira avaliação trimestral de um plano da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para melhorar a qualidade da telefonia móvel brasileira. A avaliação será feita de forma contínua, ao longo de dois anos.
Segundo relatório do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, que a Anatel divulgou nesta quarta-feira (6), a TIM gerou um pico de mais de 4.000 reclamações, em agosto, mês em que a Claro ficou com mais de 2.000 queixas. Já a Oi teve pouco mais de 1.500 reclamações. Fazem parte do gráfico as três operadoras que, no ano passado, tiveram suas vendas suspensas.
Essas três empresas fecharam o primeiro trimestre de avaliação (agosto, setembro e outubro de 2012) com queda nas reclamações, embora a Tim, segunda maior operadora brasileira, tenha fechado o período com mais reclamações do que as outras duas companhias.
Fazem parte do gráfico de reclamações acima as três operadoras que tiveram vendas suspensas
Registro das redes de acesso mostram que, durante todo esse trimestre, a queda nas chamadas no setor ficou abaixo do limite de 2% estabelecido pela agência. No entanto, na média, mais chamadas caíam em outubro do que em agosto.
A Anatel tolerava uma queda de até 5% na conexão, e as operadoras ficaram abaixo desse nível, sendo que outubro apresentou menos problemas de conexão do que agosto.
Em julho do ano passado, por problemas na qualidade dos serviços, a Anatel suspendeu por cerca de dez dias as vendas de novos pacotes da TIM, Claro e Oi em alguns Estados. As operadoras apresentaram propostas de melhorias com detalhamento por estado, com medidas para garantir a qualidade do serviço e das redes de telecomunicações. Vivo, CTBC e Sercomtel não foram proibidas de comercializar, mas também tiveram de apresentar um plano de melhoria.
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