Topo

Funcionários do Yahoo questionam rigor de Marissa Mayer em contratações

Marissa Mayer, diretora-executiva do Yahoo. Empresa tem cerca de 900 vagas de trabalho abertas - Stephen Lam/Reuters
Marissa Mayer, diretora-executiva do Yahoo. Empresa tem cerca de 900 vagas de trabalho abertas Imagem: Stephen Lam/Reuters

12/03/2013 15h47

A diretora-executiva do Yahoo, Marissa Mayer, foi questionada em uma reunião interna com funcionários da empresa, semanas atrás, sobre a possibilidade de que suas práticas rigorosas de contratação tenham levado a empresa a perder engenheiros talentosos, no competitivo mercado de empregos do Vale do Silício.

Mayer rejeitou a queixa de que havia recusado bons candidatos porque eles não tinham diplomas de universidades prestigiosas e rebateu, desafiando seu pessoal a trabalhar melhor no recrutamento, de acordo com um funcionário que participou da reunião.

"Por que não podemos simplesmente melhorar nas contratações?", respondeu Marissa, usando um diálogo de "Say Anything", filme de 1989 que ela descreveu como um de seus favoritos, conta o funcionário. Ele pediu que seu nome não fosse mencionado porque não está autorizado a discutir assuntos internos do Yahoo.

A pergunta, de acordo com fontes ligadas ao Yahoo, reflete preocupações mais amplas entre os gerentes de contratações e os demais funcionários, sobre a maneira pela qual Marissa, que assumiu como diretora-executiva em julho passado, alterou as práticas de contratação – o objetivo é transformar a cultura e a força de trabalho da empresa.

Disciplina
Marissa insiste em revisar pessoalmente todas as novas contratações, prática que seus defensores afirmam ser necessária para reforçar a disciplina da companhia. Os críticos, no entanto, afirmam que o rigor de seus padrões está tornando ainda mais difícil preencher as vagas para as quais o Yahoo já tem dificuldade em encontrar candidatos.

Mesmo antes da controvérsia causada pela decisão de proibir o trabalho remoto para os funcionários do Yahoo, no mês passado, a companhia já enfrentava problemas diante da percepção de que seu momento já passou, de acordo com consultores de recrutamento.

Além disso, o Yahoo enfrenta feroz concorrência pelo talento no Vale do Silício, onde Google e Facebook são empregadores mais prestigiosos e empresas iniciantes podem oferecer a novos contratados o atrativo de ações em uma futura oferta pública inicial.

O Yahoo não quis comentar sobre o assunto ou disponibilizar Mayer para uma entrevista.

Há vagas
O Yahoo tem cerca de 900 vagas de trabalho abertas, representando cerca de 8% de sua força de trabalho, de 11,5 mil pessoas, segundo seu site. Algumas das vagas estão abertas há meses.

O Google, em comparação, tem quase 1.000 vagas abertas, mas que representam apenas 2% de uma força de trabalho que é quatro vezes maior que a do Yahoo.