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Microsoft diz ter vendido 100 milhões de licenças do Windows 8 em seis meses

07/05/2013 15h04Atualizada em 07/05/2013 16h12

A Microsoft afirmou nesta terça-feira (7) ter vendido 100 milhões de licenças do Windows 8 em seis meses, desde o lançamento da plataforma -- o número segue o ritmo de vendas da versão anterior, o Windows 7. A empresa disse ainda que planeja uma atualização substancial do programa para torná-lo mais fácil de usar e também compatível com tablets menores.

O Windows 8 é o primeiro sistema operacional da Microsoft projetado principalmente para comandos de toque, mas não conseguiu capturar a imaginação dos consumidores ou gerar impacto em um mercado de tablets dominado por Apple e Samsung.

"Ele é perfeito? Não. Há coisas que precisamos mudar? Absolutamente. Estamos sendo muito realistas sobre o que precisa mudar e como mudar da forma mais cuidadosa e rápida possível", disse uma das chefes da unidade Windows da Microsoft, Tami Reller, na sede da empresa em Redmond, Washington, na semana passada. No local, ela anunciou os números mais recentes das vendas do Windows, que foram divulgados publicamente na segunda-feira (6).

A Microsoft vai lançar uma atualização para o Windows 8, provisoriamente sob o nome 'Windows Blue', até o final deste ano, afirmou a executiva. Detalhes da atualização serão divulgados nas próximas semanas.

Mercado
Embora a Microsoft já tenha vendido 100 milhões de licenças do Windows 8 desde o lançamento em 26 de outubro, equiparando-se às vendas do Windows 7 três anos atrás, parece improvável que o novo sistema veja um aumento progressivo na demanda, como teve o Windows 7, atingindo 240 milhões em seu primeiro ano.

Os últimos dados atualizados das vendas do Windows 8 foram no início de janeiro, quando atingiu 60 milhões, sugerindo que foram cerca de 40 milhões de vendas de licenças nos últimos quatro meses, bem abaixo da taxa média de vendas do Windows 7.

"Consideramos uma série de diferentes cenários para ajudar os usuários de PCs tradicionais avançarem, bem como tornar a usabilidade muito melhor em todos os dispositivos", disse Tami.

A Microsoft também está aprimorando o Windows 8 para torná-lo compatível com tablets menores, de sete e oito polegadas, o que permitiria aos fabricantes de hardware competir no segmento que mais cresce do mercado de tablets contra o iPad mini, da Apple, o Galaxy Tab, da Samsung, o Nexus 7, do Google, e o Kindle Fire, da Amazon.com.