Topo

Contra espionagem, ministra da Venezuela incentiva cidadãos a fecharem contas no Facebook

11/07/2013 07h56

Uma ministra venezuelana fez um apelo na quarta-feira (10) aos cidadãos do país, para que eles fechem suas contas no Facebook. Segundo Iris Varela, ministra do Serviço Penitenciário, com isso os venezuelanos evitariam se tornar informantes involuntários da CIA (agência de inteligência dos EUA).

"Compatriotas: cancelem suas contas no Facebook, vocês têm trabalhado de graça como informantes da CIA. Revisem o caso Snowden!", escreveu em sua conta pessoal no Twitter.

O norte-americano Edward Snowden é um ex-prestador de serviço da NSA (Agência Nacional de Segurança, na sigla em inglês), que denunciou recentemente o programa de monitoramento de meios eletrônicos chamado Prism. Ele vazou no mês passado detalhes sobre como as agências de inteligência norte-americanas obtenção informações em sites populares, incluindo o Facebook.

A Venezuela ofereceu asilo a Snowden, mas ele ainda não respondeu. Ele aguarda em um aeroporto de Moscou, enquanto busca asilo e tenta driblar a captura dos Estados Unidos.