Topo

Chinesa Xiaomi contrata Hugo Barra, diretor do Android no Google

O brasileiro Hugo Barra, diretor responsável pelo Android, apresenta o tablet Google Nexus 7 durante o Google I/O (evento da empresa que reúne desenvolvedores) - Paul Sakuma/AP
O brasileiro Hugo Barra, diretor responsável pelo Android, apresenta o tablet Google Nexus 7 durante o Google I/O (evento da empresa que reúne desenvolvedores) Imagem: Paul Sakuma/AP

Em San Francisco

29/08/2013 15h36

A Xiaomi Tech, uma fabricante chinesa de celulares inteligentes baratos em ascensão, contratou o brasileiro Hugo Barra, vice-presidente da divisão Android do Google, para liderar sua nascente expansão global.

O fundador da Xiaomi, Lei Jun, disse na noite de quarta-feira no Weibo (serviço de microblogs chinês) que Barra se unirá à companhia chinesa em outubro como chefe de negócios internacionais.

"Barra será responsável pela expansão global dos negócios da Xiaomi", disse Lei no Weibo.

A Xiaomi é conhecida por ser a resposta chinesa à Apple, uma imagem que seu bilionário fundador ajudou a consolidar desde o início da companhia, em 2010. Lei frequentemente se veste com blusas pretas, jeans e tênis, semelhantes aos usados por Steve Jobs.

Ao lado da fabricante chinesa de smartphones Huawei e ZTE, a Xiaomi ganhou fatia de mercado ao combinar preços baixos com qualidade, ajudando a pressionar as margens e a participação de mercado de Apple e Samsung.

O último smartphone da Xiaomi, o Hongmi, é vendido por 130 dólares, muito menos que os 770 dólares do iPhone 5 ou os 470 dólares do último Samsung Galaxy, líder de mercado na China.

A Xiaomi vendeu mais smartphones que a Apple no segundo trimestre na China, maior mercado mundial de telefones inteligentes, de acordo com a consultoria de tecnologia Canalys.