Topo

TIM, Vivo e Oi ficam abaixo de metas da Anatel na banda larga móvel em agosto

25/09/2013 19h11

As operadoras TIM, Vivo e Oi ficaram abaixo das metas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em agosto em alguns quesitos de medição da qualidade da banda larga móvel nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais, informou a agência nesta quarta-feira.

Em São Paulo, a TIM, com índice de 92,13 por cento, e a Vivo, com 94,53 por cento, foram as únicas operadoras de banda larga móvel que não atingiram a meta de 95 por cento de velocidade instantânea estabelecida pela Anatel. Mas todas as operadoras com atuação no Estado --Claro, Oi, TIM e Vivo-- atingiram a meta de 60 por cento no quesito velocidade média.

Em Minas Gerais, a Oi não atingiu a meta de velocidade média (60 por cento), com índice de 56,67 por cento. Por outro lado, todas as operadoras de banda larga móvel do Estado --Algar Telecom, Claro, Oi, TIM e Vivo- superaram a meta de 95 por cento de velocidade instantânea.

No Paraná, a Vivo ficou abaixo da meta de velocidade instantânea (95 por cento), com 93,80 por cento. Em velocidade média, todas as operadoras do Estado --Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo-- superaram a meta de 60 por cento.

No Rio de Janeiro, TIM e Vivo ficaram abaixo da meta de 95 por cento de velocidade instantânea, com índices de 94,57 e 93,69 por cento, respectivamente. Todas as operadoras --Claro, Oi, TIM e Vivo--superaram a meta de velocidade média.

A Anatel não divulgou a avaliação da qualidade da banda larga móvel nos demais Estados do país.

Banda larga fixa

Na banda larga fixa em São Paulo, a Vivo e a Ajato não atingiram a meta de 85 por cento de disponibilidade, com índices de 63,67 por cento e 76 por cento, respectivamente. Contudo, todas as operadoras --Algar, GVT, NET Serviços, Vivo e Ajato-- atingiram as metas de velocidade instantânea, velocidade média, latência (período de transmissão de ida e volta de um pacote), variação de latência e perda de pacotes.

Em Minas Gerais, todas as operadoras --Algar, GVT, do grupo francês Vivendi, NET Serviços e Oi-- atingiram as metas da Anatel para todos os quesitos, assim como no Paraná --GVT, NET Serviços, Oi e Sercomtel.

No Rio de Janeiro, a Oi ficou abaixo da meta de 85 por cento no quesito perda de pacotes. Nos demais quesitos, todas as operadoras --GVT, NET Serviços e Oi-- atingiram as metas da Anatel.

Procurada, a Oi afirmou que mapeou os casos em que ficou abaixo das metas da Anatel e que estes estão sendo analisados pela companhia. A operadora diz estar priorizando investimentos em operações, engenharia e Tecnologia da Informação (TI) com foco na melhoria da qualidade do serviço em todas as regiões.

TIM e Vivo não se manifestaram.

(Por Luciana Bruno)