Topo

Conselho da Microsoft está próximo de nomear Satya Nadella como novo CEO

Satya Nadella, vice-presidente executivo da área corporativa e de nuvem da Microsoft, fala durante evento em Seattle realizado em 2013. Nadella é cotado para ser novo diretor-executivo da empresa de software norte-americana - Reuters/Divulgação/Microsoft
Satya Nadella, vice-presidente executivo da área corporativa e de nuvem da Microsoft, fala durante evento em Seattle realizado em 2013. Nadella é cotado para ser novo diretor-executivo da empresa de software norte-americana Imagem: Reuters/Divulgação/Microsoft

Em Nova York e Seattle

31/01/2014 08h35

A Microsoft está próxima de indicar o diretor da área de computação em nuvem, Satya Nadella, como novo presidente-executivo, disse uma fonte próxima do assunto na quinta-feira, conforme o conselho conclui uma busca de cinco meses por um candidato capaz de liderar a maior empresa de software do mundo.

Como parte do movimento, o co-fundador Bill Gates pode deixar de ser presidente do conselho e ser substituído pelo diretor independente John Thompson, disse a fonte. Gates permaneceria como diretor, acrescentou a fonte, afirmando ainda que o bilionário provavelmente se focaria em inovação em qualquer novo papel que assuma.

Nadella, nativo de Hyderabad, na Índia - onde a Microsoft tem seu maior centro de pesquisa fora dos Estados Unidos - foi promovido para liderar o negócio de rápido crescimento de computação em nuvem em julho do ano passado, como parte da radical reorganização da empresa do atual presidente-executivo, Steve Ballmer.

Nascido em 1967 e educado na Índia e nos EUA, a carreira de Nadella começou na companhia pioneira de software para a Internet Sun Microsystems. Ele se juntou à Microsoft em 1992 e rapidamente subiu a escala corporativa com papéis de liderança nas equipes de Office e sistema de busca Bing.

O conselho ainda não se reuniu para finalizar uma oferta para Nadella e nada foi assinado. A Microsoft não comentou o assunto.

A busca por um novo presidente-executivo da Microsoft tem levado mais tempo que o esperado quando Ballmer disse em agosto passado que ele iria se aposentar em um ano.