Topo

Gigante do e-commerce japonesa fecha acordo para compra do Viber por US$900 mi

14/02/2014 14h13

TÓQUIO, 14 Fev (Reuters) - A gigante de comércio eletrônico japonesa Rakuten, controlada pelo bilionário Hiroshi Mikitani, irá comprar o aplicativo de voz e mensagem instantânea Viber Media por 900 milhões de dólares em um acordo que mais do que duplicará o número de usuários de seu império digital.

A Rakuten oferece serviços como crédito para consumo e videos online em sua plataforma de comércio eletrônico, a maior do Japão. Mas em face a uma redução da população japonesa e ao fraco consumo doméstico, Mikitani está tentando reinventar a Rakuten como um site de comércio para audiência global.

A Viber, administrada de Chipre pelo empresário israelense Talmon Marco, adicionará 300 milhões de usuários aos já existentes 200 milhões de usuários da Rakuten, disse Mikitani a jornalistas em Tóquio.

"Esta aquisição levará a Rakuten para um nível diferente", disse Mikitani, que também é presidente-executivo da empresa. O acordo em dinheiro foi anunciado depois de a Rakuten registrar um salto de 80 por cento em seu lucro operacional em 2013.

"Desenvolver esse sistema de mensagens por nossa conta seria impossível", acrescentou, dizendo que os usuários da Rakuten poderão, por exemplo, utilizar as mensagens instantâneas do Viber para contatar a loja online enquanto avaliam uma compra.

O Viber é um dos cinco principais aplicativos de mensagens instantâneas e voz do mundo, tendo como maiores mercados Estados Unidos, Rússia e Austrália.

(Por Chang-Ran Kim; Texto de Miral Fahmy)