Topo

Lucro da Microsoft recua, mas supera estimativas de Wall Street

24/04/2014 17h30

SEATTLE, 24 Abr (Reuters) - O novo presidente-executivo da Microsoft teve um início vitorioso com Wall Street nesta quinta-feira, enquanto o lucro da maior empresa de software do mundo facilmente superou as estimativas dos analistas, apesar da pressão da queda vendas de computadores.

As ações subiam quase 3 por cento no pregão after-hours, para 40,96 dólares, mantendo o papel em níveis não vistos desde a virada do século, no boom das empresas de Internet.

As ações da Microsoft estão em alta de cerca de 8 por cento desde que o veterano da empresa Satya Nadella assumiu o cargo de presidente no início de fevereiro, e subiram 19 por cento desde que seu antecessor, Steve Ballmer, anunciou planos de se aposentar em agosto passado, facilmente superando o índice Standard & Poor 500.

Os investidores estão animados sobre o foco de Nadella em dispositivos móveis e computação baseada na Internet (computação em nuvem), que deve levar a Microsoft para além de seu negócio tradicional baseado em computadores com Windows.

A empresa divulgou lucro trimestral de 5,66 bilhões de dólares, ou 0,68 dólar por ação, em comparação com 6,05 bilhões de dólares, ou 0,72 dólar, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O declínio foi exagerado pela receita diferida que impulsionou os números do ano passado, e o lucro do último trimestre superou a estimativa média de Wall Street, de 0,63 dólar por ação, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

As vendas caíram 0,4 por cento, para 20,4 bilhões de dólares, atendendo as estimativas médias de analistas.

As vendas de computadores pessoais caíram em até 4,4 por cento no trimestre, de acordo com a pesquisa de duas grandes empresas de tecnologia, tornando o oitavo trimestre consecutivo de declínio enquanto tablets e smartphones ganham popularidade.

(Por Bill Rigby)