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Taxistas protestam na Europa contra aplicativo de transporte Uber

Manifestante atinge carro em Madri (Espanha), em protesto contra aplicativos de transporte - Paul White/AP
Manifestante atinge carro em Madri (Espanha), em protesto contra aplicativos de transporte Imagem: Paul White/AP

11/06/2014 11h23

Londres, Berlim, Paris e Madri enfrentaram nesta quarta-feira (11) um dia de caos no trânsito por causa de um dos maiores protestos de motoristas de táxi contra o Uber, um aplicativo de celular que permite contratar carros com motoristas (funciona como um aplicativo de táxi, mas não é necessário ser taxista para prestar serviço). Segundo o NE10, houve manifestações também no Rio. 

Em Paris, as pessoas enfrentaram dificuldades ao entrar na cidade pela manhã, pois os táxis prejudicavam o trânsito nas principais vias. Em Londres, cerca de 12 mil taxistas planejavam bloquear as ruas ao redor da Trafalgar Square, perto da residência oficial do primeiro-ministro David Cameron, durante a tarde.

Motoristas de táxi em toda a Europa dizem que aplicativos de companhias como a norte-americana Uber Technologies ferem as regras do serviço de táxi na União Europeia e ameaçam suas fontes de renda.

A Uber argumenta que seu aplicativo respeita as regulamentações locais e que é alvo de protestos por causa de seu sucesso em conquistar clientes. Na semana passada, a empresa criada há quatro anos foi  avaliada em US$ 18,2 bilhões (cerca de R$ 40,6 bilhões) – entre seus investidores estão Goldman Sachs e Google.

‘Taxímetro’
“Eles estão nos matando, nos deixando morrer de fome”, disse Mick Fitz, motorista de táxi em Londres há anos. Ele e outros taxistas alegam que a tecnologia da Uber é efetivamente um taxímetro e, assim, se contrapõe a uma lei britânica de 1998 que reserva o direito do uso dessa ferramenta aos taxis licenciados.

O Uber mexeu em um vespeiro na Europa ao deixar claro os riscos causados pelos avanços tecnológicos a uma das atividades econômicas mais visíveis do mundo.

Uma variedade de aplicativos para chamar táxis já ameaçava o tradicional modelo de cidades europeias como Londres, onde rígidas leis governam quais os tipos de carros podem parar na rua para pegar passageiros e quais carros precisam ter horário agendado.

O Uber vem se expandido rapidamente desde que foi lançado por dois empresários norte-americanos, Travis Kalanick e Garrett Camp, e agora opera em 128 cidades em 37 países. Entre elas, o Rio de Janeiro.

“O que vemos hoje é um setor que não enfrentou concorrência por décadas. Agora estamos finalmente vendo concorrência de companhias como a Uber, que está trazendo escolhas para os clientes”, disse o gerente-geral regional da Uber para a Europa Ocidental, Pierre-Dimitri Gore-Coty.