Topo

Software para celular frauda mais de 30 bancos; programa chega via e-mail

22/07/2014 14h47

Mais de 30 instituições financeiras em diversos países foram fraudadas por um sofisticado software malicioso. Isso porque os responsáveis por esse malware conseguiram fazer os clientes desses bancos instalarem o programa em seus smartphones, divulgou uma grande empresa de segurança nesta terça-feira (22).

Essa investida criminosa foi considerada incomum por combinar diversas técnicas e deixar poucos vestígios. Pesquisadores da Trend Micro disseram estar trabalhando com a polícia europeia e com os principais bancos do continente, que foram as primeiras vítimas.

Instituições na Áustria, Suécia, Suíça e Japão foram afetadas, com danos na casa dos milhões de dólares, disse o vice-presidente de segurança da Trend Micro, Tom Kellermann – o Brasil não aparece na lista. Segundo ele, alguns dos criminosos estavam na Romênia, mas o líder fala russo.

Apesar de o código ser sofisticado, a forma como ele chega às vítimas é simples.

E-mails aparentemente enviados por grandes bancos chegam com anexos que, quando abertos, solicitam ao usuário o download de um anexo malicioso incomum. Se o usuário não clica novamente, fica seguro. Mas se o faz em seu smartphone, o software passa a trabalhar e se esconde fora da vista de grande parte das proteções antivírus.