Topo

Telekom Austria convoca assembleia extraordinária para aprovar emissão de ações

23/07/2014 18h19

VIENA (Reuters) - A Telekom Austria, de propriedade majoritária da América Móvil, do bilionário Carlos Slim, convocou uma assembleia extraordinária de acionistas para aprovar uma emissão de ações e um novo Conselho de Supervisão.

O convite enviado nesta nesta quarta-feira aos acionistas inclui uma proposta para aumentar o capital da Telekom Austria em até 1 bilhão de euros (1,35 bilhão de dólares) por meio da emissão de novas ações.

A assembleia extraordinária ocorrerá em 14 de agosto.

A investida já era esperada desde que Slim concluiu um acordo de acionistas com a ÖIAG, holding estatal da Áustria que era a maior acionista da Telekom Austria, que deu à América Móvil o controle operacional da empresa.

Posteriormente, Slim fez uma bilionária oferta de compra do restante da Telekom Austria, que resultou na América Móvil ficando com 50,8 por cento da empresa.

A convocação para a assembleia também propôs a eleição de um novo Conselho de Supervisão, com oito membros nomeados pela América Móvil e dois escolhidos pela ÖIAG, conforme estabelecido no acordo de acionistas.

(Por Georgina Prodhan)