Topo

Ex-presidente da Microsoft Steve Ballmer deixa Conselho da empresa

19/08/2014 19h46

SEATTLE (Reuters) - O ex-presidente da Microsoft Steve Ballmer deixou o Conselho de Administração da companhia de software para ter mais tempo para se dedicar ao recém adquirido time de futebol Los Angeles Clippers, mas disse que planeja manter sua fatia de 4 por cento na empresa.

"Clippers, contribuição cívica, ensinar e estudar, tudo isso vai me tomar muito tempo", disse Ballmer em uma carta enviada ao presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, divulgada pela empresa nesta terça-feira.

"O outono vai ser agitado, vou lecionar e começará a nova temporada da NBA, então, minha saída do Conselho será imediatamente efetiva", escreveu.

Ballmer, 58 anos, pagou 2 bilhões de dólares pelo time de basquete Clippers. Na segunda-feira, ele se apresentou a milhares de torcedores que se reuniram no ginásio Staples Center.

Sua saída marca o fim de uma associação de 34 anos com a companhia que liderou a revolução do computador pessoal. Ballmer se uniu à empresa de Bill Gates em 1980 quando era apenas uma pequena startup no subúrbio de Seattle, e o sucedeu como presidente-executivo de 2000 até fevereiro último.

Sua decisão de sair do Conselho não é surpreendente, depois de 12 meses de mudança na liderança da gigante do software. A saída também evita potenciais tensões no Conselho entre o novo presidente da Microsoft e a administração anterior, enquanto Nadella tenta mover a companhia do mercado de computadores pessoais para o de dispositivos móveis.

(Por Bill Rigby)