Topo

Agência dos EUA prevê enfrentamento com teles nos tribunais

21/11/2014 19h11

WASHINGTON (Reuters) - Os reguladores norte-americanos preveem que os provedores de Internet processarão o governo independentemente de quais forem as mudanças na regulação da Web e, por isso, as propostas devem ser bem avaliadas para garantir que sejam mantidas nos tribunais, disse nesta sexta-feira o presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), Tom Wheeler.

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a Internet deveria ser regulada como os serviços públicos, para garantir acesso igualitário a todos os provedores de conteúdo. Isso gerou intenso protesto de companhias de TV a cabo e telecomunicações, assim como de congressistas republicanos.

"Vamos garantir que entendemos o que está acontecendo aqui. Os 'cachorros grandes' vão nos processar independentemente do que sair", disse Wheeler.

"Precisamos garantir que tenhamos regras sustentáveis, e isso começa com endereçamos a multiplicidade de questões que devem ser levantadas", completou.

Wheeler não comentou sobre a reclassificação de provedores de Internet, e um porta-voz disse que ele ainda estava avaliando as diversas opções. Especialistas disseram que a reclassificação pode ser difícil de defender nos tribunais. Uma decisão não deve ocorrer antes de 2015.

Em 12 de novembro, a AT&T disse que interromperia os investimentos em Internet de alta velocidade em 100 cidades até que as regras sobre a Web fossem determinadas.

(Por Susan Heavey)