Topo

Site TripAdvisor é multado na Itália por publicar avaliações falsas

TripAdvisor - Este aplicativo ajuda a organizar viagens, com opções de hotéis, restaurantes e até voos. Um dos itens permite que você saiba as atrações que estão perto de você para escolher onde ir. Gratuito e disponível para Android, Nokia, Blackberry e iOS - Divulgação
TripAdvisor - Este aplicativo ajuda a organizar viagens, com opções de hotéis, restaurantes e até voos. Um dos itens permite que você saiba as atrações que estão perto de você para escolher onde ir. Gratuito e disponível para Android, Nokia, Blackberry e iOS Imagem: Divulgação

Danilo Masoni

Em Milão

22/12/2014 20h31

O regulador da competição na Itália multou o site de viagens TripAdvisor em 500 mil euros (613 mil dólares) por publicar informações incorretas em suas avaliações, disse nesta segunda-feira.

A multa se segue a uma investigação de seis meses sobre se o site tomou medidas apropriadas para evitar publicar opiniões falsas enquanto as apresentava como genuínas, após reclamações de consumidores e donos de hotéis na Itália.

O regulador com sede em Roma disse que a companhia norte-americana e sua unidade italiana devem parar de "publicar informações erradas sobre as fontes de suas avaliações", acrescentando que a prática começou em setembro de 2011.

O TripAdvisor, um site que reúne as críticas de leitores sobre hotéis e restaurantes no mundo todo, disse que não concorda com a autoridade antitruste e irá apelar da decisão.

"Nossos sistemas e procedimentos são extremamente eficientes em proteger os consumidores de uma pequena minoria de pessoas que tentam trapacear nosso sistema", disse a empresa em comunicado.