Topo

Facebook enfrenta processo por "bisbilhotar" mensagens de usuários

Rede é acusada de escanear mensagens de usuários. Dessa forma, empresa poderia usar conteúdo para oferecer conteúdos publicitários - Dado Ruvic/Reuters
Rede é acusada de escanear mensagens de usuários. Dessa forma, empresa poderia usar conteúdo para oferecer conteúdos publicitários Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Nate Raymond

Em Nova York

26/12/2014 11h34

O Facebook deve ser processado em uma ação coletiva que acusa a rede social de violar a privacidade dos seus usuários ao escanear o conteúdo de mensagens enviadas com objetivos publicitários, de acordo com a decisão de um juiz norte-americano.

O juiz Phyllis Hamilton, de Oakland, Califórnia, rechaçou na terça-feira (23) algumas acusações contra a rede social, baseadas em leis estaduais, mas negou o pedido do Facebook de arquivar o processo.

O Facebook argumentou que o suposto escaneamento das mensagens de seus usuários estaria protegido por uma exceção no Ato de Privacidade em Comunicação Eletrônica, que permitiria interceptações desde que ligadas à natureza dos negócios de uma empresa.

Mas Hamilton disse que o Facebook "não explicou de forma satisfatória como a acusação pode ser caracterizada como parte da natureza do seu negócio".

O Facebook e o advogado da acusação não responderam a pedidos de comentários nesta quarta-feira (24).

O processo registrado em 2013 alega que o Facebook escaneou o conteúdo de mensagens privadas enviadas entre os usuários em busca de links de sites, e então contaria os links em "curtidas de páginas".

Essas "curtidas" eram usadas para compilar perfis de usuários, utilizados para enviar propaganda direcionada a eles, segundo o processo.

A acusação alegou que essa prática viola a lei federal e da Califórnia.