Topo

IPhone 6 dá a Apple fatia recorde no mercado da Samsung na Coreia do Sul

Tim Cook, diretor-executivo da Apple, segura um iPhone 6 durante apresentação do smartphone - Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Tim Cook, diretor-executivo da Apple, segura um iPhone 6 durante apresentação do smartphone Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Se Young Lee

Em Seul

21/01/2015 13h19

A Apple está corroendo a posição dominante da Samsung Electronics em seu reduto doméstico, a Coreia do Sul, graças à série iPhone 6.

A Apple teve participação de mercado recorde de 33 por cento na Coreia do Sul em novembro, o pico para uma marca estrangeira, mostrou relatório mensal da empresa de pesquisa Counterpoint nesta quarta-feira. A fatia da Samsung caiu para 46 por cento, após se manter acima de 60 por cento por cinco meses.

Os ganhos da Apple na Coreia do Sul são notáveis, pois novembro foi o primeiro mês inteiro em que o iPhone 6, com tela maior, e o 6 Plus foram vendidos no país. As vendas provavelmente vêm às custas do Galaxy Note 4, mistura de tablet e smartphone, lançado pela Samsung no fim de setembro.

"O iPhone 6 e o 6 Plus fizeram diferença aqui, corroendo as vendas do phablet da competição", disse o analista Tom Kang, da Counterpoint. "Se houvesse um fornecimento maior do iPhone 6 e do 6 Plus nos modelos de 64 GB e 128 GB, a fatia da Apple poderia ter subido ao nível de 40 por cento".

Analistas na Coreia do Sul em geral esperam que a Samsung tenha perdido mais participação no mercado global entre outubro a dezembro pelo quarto trimestre seguido, com a Apple ampliando a liderança no segmento premium, e iniciantes como a chinesa Xiaomi fazem incursões em aparelhos mais simples.