Topo

Receitas do Google ficam abaixo das previsões de Wall Street; ações caem

Alexei Oreskovic

Em San Francisco

29/01/2015 20h55

As receitas do Google subiram 15 por cento no quarto trimestre, abaixo das previsões de Wall Street, com a queda dos preços dos anúncios online e taxas de câmbio desfavoráveis no exterior.

As ações do Google suibram 0,1 por cento, para 510,66 dólares, no after-market desta quinta-feira.

O Google disse que a média de preço de seus anúncios online, ou "custo por clique", caiu 3 por cento ano contra ano no quarto trimestre, enquanto o número de cliques de consumidores em seus anúncios baixaram 14 por cento.

A receita de publicidade do Google ficou sob pressão com acesso de mais consumidores a seus serviços online em dispositivos móveis como smartphones e tablets, cujas taxas são tipicamente mais baixas.

As receitas consolidadas nos três meses encerrados em 31 de dezembro totalizaram 18,10 bilhões de dólares, comparadas a 15,71 bilhões de dólares um ano antes. Analistas ouvidos pela Thomson Reuters I/B/E/S esperavam receitas de 18,46 bilhões de dólares.

O diretor financeiro, Patrick Pichette, disse em comunicado que a receita cresceu "apesar das dificuldades com moedas".

O lucro líquido subiu para 4,76 bilhões de dólares, ou 6,91 dólares por ação, ante 3,38 bilhões de dólares, ou 4,95 dólares por ação, um ano antes. O lucro ajustado por ação de 6,88 dólares ficou abaixo das expectativas de analistas de 7,11 dólares.