Topo

Twitter supera previsões de Wall Street; crescimento da base de usuário desacelera

Alexei Oreskovic

Em San Francisco

05/02/2015 20h52

A rede social Twitter superou a projeção de receita de Wall Street no quarto trimestre, mas o ritmo de crescimento de sua base de usuários se enfraqueceu, acrescentando pressão ao presidente-executivo Dick Costolo.

As ações do Twitter, que inicialmente caíram após a divulgação dos resultados financeiros nesta quinta-feira, se recuperaram e operavam praticamente estáveis no after-market em relação a seu preço de fechamento de 41,26 dólares.

O Twitter disse que terminou 2014 com 288 milhões de usuários mensais, alta de 1,4 por cento na comparação com 30 de setembro. O ritmo de crescimento de usuários foi o mais lento do Twitter em vários trimestres.

O Twitter disse que a receita nos três meses encerrados em 31 de dezembro totalizou 479 milhões de dólares, em comparação com 243 milhões de dólares no mesmo período do ano passado. Analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S esperavam receita de 453,1 milhões de dólares.

A rede social teve um prejuízo líquido de 125 milhões de reais no quarto trimestre, ou 0,20 dólar por ação. Excluindo certos itens, o Twitter teve lucro de 0,12 dólar por ação, superando estimativa média de analistas de 0,06 dólar por ação.

O site, que permite aos usuários transmitir mensagens de até 140 caracteres, está entre os mais conhecidos serviços de mídia social do mundo, usado por políticos, celebridades e ativistas.

Mas a empresa tem se esforçado para ampliar seu público, levantando questões sobre se pode alcançar a escala do Facebook, a maior rede social do mundo, com 1,39 bilhão de usuários.

O Instagram, o aplicativo de compartilhamento de fotos do Facebook, recentemente ultrapassou o tamanho da audiência do Twitter e anunciou que tinha 300 milhões de usuários mensais.

A empresa de San Francisco também tem sofrido uma série de saídas em suas fileiras de executivos nos últimos seis meses, e presidente Costolo está enfrentando críticas crescentes em Wall Street. Um proeminente analista previu em dezembro que Costolo não duraria mais um ano no cargo.

O Twitter tem implementado uma série de novas funcionalidades e melhorias projetadas para tornar o serviço mais fácil de usar e motivar as pessoas a passar mais tempo online. A empresa também tomou medidas para expandir seu alcance com um novo programa de distribuição de seus anúncios para outros sites.