Topo

BlackBerry leva plataforma de gerenciamento de dispositivo para a nuvem

Euan Rocha

Em Toronto

02/03/2015 11h42

A BlackBerry anunciou nesta segunda-feira que planeja oferecer uma versão na nuvem de sua plataforma de gerenciamento de dispositivos BES12, uma medida que tornará o serviço mais acessível para pequenas e médias empresas que precisam tornar dispositivos seguros em suas próprias redes.

A BlackBerry construiu sua reputação em torno da capacidade de gerenciamento e segurança de dispositivos, atendendo principalmente às necessidades de grandes agências governamentais e corporações.

Com a segurança de dados se tornando cada vez mais importante, e diversas novas empresas no campo mordendo seus calcanhares, a BlackBerry disse que está agora ampliando suas ofertas.

A nova plataforma BES12 administra e torna seguros não apenas dispositivos fabricados pela companhia, mas também aqueles que funcionam com o sistema Android, do Google, iOS, da Apple, e a plataforma Windows, da Microsoft. A plataforma também pode administrar e tornar seguros equipamentos de diagnósticos médicos, maquinário industrial e até mesmo carros.

Oferecendo uma versão baseada em nuvem mais barata do sistema, a BlackBerry espera atrair uma gama mais ampla de pequenas e médias empresas que precisam dessas capacidades, mas que não são capazes de instalar e administrar caros servidores próprios.

"Estamos tentando ampliar o espaço de administração de mobilidade corporativo", disse o vice-presidente de operações da BlackBerry, Marty Beard, com teleconferência com a mídia. "E uma versão na nuvem realmente nos permite ampliar nossa presença".

A nova oferta baseada em nuvem, revelada na conferência Mobile World Congress em Barcelona nesta segunda-feira, será lançada para consumidores ainda neste mês.