Topo

NXP comprará Freescale Semiconductor e combinará operações em acordo de US$40 bi

02/03/2015 11h09

NOVA YORK (Reuters) - A fabricante de chips NXP Semiconductors acertou a compra da rival menor Freescale Semiconductor, e as empresas vão fundir as operações, num acordo que avalia a companhia combinada em mais de 40 bilhões de dólares.

O negócio, anunciado pelas duas companhias no final do domingo e noticiado primeiro pela Reuters, tornará a empresa em líder do setor dentro dos mercados de semicondutores industriais e automotivos.

A transação é o sinal mais claro até agora de que as companhias de semicondutores estão reconquistando a confiança necessária para buscar grandes fusões e aquisições num momento em que seus principais clientes, como fabricantes de telefones celulares, buscam consolidar fornecedores.

A Freescale também fornece chips para produtos de consumidores como o e-reader Kindle, da Amazon.

"Financeiramente este acordo faz sentido. Sendo maior você limita o impacto de ciclos de produtos e mercados finais voláteis", disse o analista do RBC Doug Freedman.

Os acionistas da Freescale receberão 6,25 dólares em dinheiro e 0,3521 de uma ação da NXP por cada papel da Freescale. O preço de compra coloca o valor da Freescale em 11,8 bilhões de dólares, com um valor total de empresa de 16,7 bilhões de dólares incluindo dívidas.

(Por Nadia Damouni e Suzanne Barlyn)